Horta coletiva, tecnologia para irrigação nas cidades e troca de sementes entram na programação do projeto Territórios do Comum, com atividades em todo o Estado
O Sesc São Paulo está com diversas atividades que tem como foco a educação para a cidadania. Trata-se da ação Territórios do Comum, que possui uma programação com mais de 70 atividades que potencializam experiências culturais, socioambientais e arranjos econômicos mais justos, e com acessibilidade, que vêm sendo realizadas nos territórios onde estão inseridas as unidades do Sesc no estado.
Entre os destaques, o Sesc Itaquera, nos dias 31 de março e 1 de abril, colocou na programação um Mutirão na Horta Comunitária, que tem como parceira a instituição Serviço Social Batuíra, em Poá (SP), município vizinho à unidade. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer a relação comunitária que envolve a colheita, o manejo da terra e o plantio.
Já o Sesc Osasco oferece um curso, nos dias 29, 31 de março e 1 de abril, chamado Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para uma Vida Mais Saudável, ministrado na Horta Modelo da cidade, no qual os participantes aprenderão a construir um sistema autônomo de irrigação movido a energia solar.
Nos dias 1 e 2 de abril, no Sesc Ribeirão Preto, de 10h às 15h, tem a ação Troca de sementes e mudas, com Reinaldo Romero, que tornou o ativismo ambiental sua missão de vida. A atividade faz parte do projeto “Tá calor? Plante árvores!”, que busca unir pessoas com interesse em aprender e compartilhar conhecimentos sobre cultivo comunitário e recuperação ambiental.
Sobre o Territórios do Comum – Até o dia 2 de abril, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição do projeto Territórios do Comum, cuja programação tem como objetivo valorizar repertórios, saberes e tecnologias sociais construídas por iniciativas que atuam em defesa dos direitos e no enfrentamento dos desafios socioambientais a partir das potencialidades locais.
A proposta é construir vínculos e fortalecer redes de apoio, na medida em que promove debates plurais e aproxima pessoas com interesses e propósitos comuns. Daí vem o nome do projeto.
Parte da programação terá tradução em Libras e as unidades do Sesc São Paulo possuem estruturas físicas equipadas com rampas, elevadores e banheiros acessíveis, além de recursos de acessibilidade que variam de acordo com a ação.
Programação completa em as atividades em: sescsp.org.br/territoriosdocomum
SERVIÇO:
Territórios do Comum
Até 2/04
Unidades do Sesc: Na capital e Grande SP – 24 de Maio, Avenida Paulista, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Osasco, Pinheiros, São Caetano, Vila Mariana. No interior e litoral – Araraquara, Bertioga, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e Thermas De P. Prudente.
Programação completa em sescsp.org.br/territoriosdocomum
Confira os destaques da programação:
Itaquera
Mutirão na Horta Comunitária
O quê: Vivência onde o público tem contato com a ação comunitária que envolve a colheita, preparo da terra e plantio
Onde: Sesc Itaquera (Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000)
Quando: 31/03 e 1/04, sábado e domingo, das 8h30 às 16h30
Classificação: 12 anos
Gratuito: Inscrições online
Osasco
Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para uma Vida Mais Saudável e Sustentável
O quê: Curso com três encontros na Horta Modelo da cidade para construção de um sistema autônomo de irrigação
Onde: Sesc Osasco (Tv. Gilmar de Franca Crispim, 9)
Quando: Dias 29 e 31/03, quarta e sexta, das 9h30 às 12h
Classificação: 13 anos
Gratuito: Inscrições online a partir de 20 de março
Ribeirão Preto
Troca de sementes e mudas
O quê: Espaço de distribuição de sementes de hortaliças, árvores e ervas medicinais para promoção do cultivo comunitário.
Onde: Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50, Centro)
Quando: Dias 01 e 02/04, sábado e domingo, das 10h às 15h
Classificação: Livre
#Envolverde