Sociedade

Termina nesta sexta-feira inscrição para design sustentável da Breton

As inscrições para o Desafio Mobiliza Breton estão abertas e vão até o dia 25 de maio. O programa de empreendedorismo focado em inovação e sustentabilidade quer estimular ideias para a criação de peças que valorizem o design, a partir de matérias-primas hoje descartadas pela marca. O projeto vencedor receberá R$ 30 mil, além de mentoria jurídica e matéria-prima reciclável.

Desenvolvido em parceria com o Visionários, o programa pretende formar 10 equipes, de até quatro participantes, que deverão vivenciar a rotina da empresa, além de passar por workshops de empreendedorismo, modelos de impacto socioambiental e manuseio dos materiais recicláveis. ​Os critérios de seleção passam pelo potencial criativo de cada candidato e, sobretudo, por seus valores pessoais envolvendo propósito de vida e sustentabilidade.

Na sequência, apenas três times seguirão no desafio, previsto para terminar em outubro desse ano. Eles passarão por mentorias com grandes designers e executivos, encontros com especialistas do mercado de móveis e vão pôr em prática suas ideias criativas.

Entre as referências das mentorias estão: Bruno Simões, Chiara Gadaleta e Christian Ullmann, que respondem por design; e executivos de empresas, como Adriano Pires de Carvalho, Leo Cherman e Roberto Grosman.

“Queremos gerar novos negócios de impacto social, estimulando, especialmente,peças que combinem design, qualidade superior ematérias-primas provenientes de nosso descarte e outras certificadas. Para isso, estamos buscando novos empreendedores, que carreguem as mesmas crenças que nós e que estejam dispostos a inovar, diz Giselle Rivkind, diretora de marketing da Breton. De acordo com ela, esse movimento da marca representa um novo mindset desse mercado. “Desejamos influenciar toda a cadeia da indústria moveleira de escala”, completa.

Para Lilo Chachamovits, fundador do Visionários, o Mobiliza Breton representa uma visão diferente sobre um negócio tradicional. “Um dos diferenciais da marca é associar a inovação a práticas sustentáveis e o desafio com empreendedores cumpre bem esse propósito. Ele inspira a transformação social”, afirma o consultor. (#Envolverde)