Por Marcia Sousa , Ciclo Vivo –
Estão disponíveis as editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil.
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Sociedade
Sociedade
Estão disponíveis as editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil.
O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi) da UFRJ fez um levantamento minucioso das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil e elaborou uma relação com 2.650 títulos que estão disponíveis para baixar de graça.
Estão disponíveis 89 e-books (livros eletrônicos) de Ciências Agrárias, 43 de Ciências Ambientais, 73 de Ciências Biológicas, 215 de Ciências da Saúde, 57 de Ciências Exatas e da Terra, 1.154 de Ciências Humanas, 581 de Ciências Sociais Aplicadas, 40 de Engenharias e 398 de Linguística, Letras e Artes.
#Envolverde
Ver mais
ODS 16
A UNESCO adicionou hoje 74 novas coleções de patrimônio documental ao seu Registro da Memória do Mundo, elevando o número total de coleções inscritas para 570. As inscrições — de 72 países e 4 organizações internacionais — abrangem tópicos como a revolução científica, a contribuição das mulheres para a história e os principais marcos do multilateralismo.
Ver mais
ODS 15
𝗦𝗮𝗺𝘆𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - 28 de abril, é o Dia Nacional da Caatinga, o bioma predominante no nordeste brasileiro. Apesar do clima típico do semi-árido, e das secas severas, o bioma apresenta uma rica biodiversidade, exemplo de resiliência.
Ver mais
ODS 16
Guerra às drogas, proibicionismo, narcotráfico, racismo ambiental, direito à saúde e violações de direitos são alguns dos temas explorados em edição especial da Revista PLATÔ com 17 artigos escritos por especialistas, participantes de coletivos e organizações da sociedade civil, que será lançada no dia 23 de abril; Entre os autores convidados estão Mariana Belmont do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Renato Filev da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Juliana Borges da Iniciativa Negra, Erika Santos da Rede Reforma, Adriana Ramos do Instituto Socioambiental, Aristênio Souza da Redes da Maré, a liderança indígena Walela Paiter Suruí,
Ver mais
ODS 12
Consumidores estão mais atentos à sustentabilidade, mas ainda enfrentam dificuldades para identificar práticas reais das empresas. Segundo o novo estudo “Greenwashing no Brasil: Um estudo sobre as alegações ambientais nos produtos Edição 2024”, realizado pela Market Analysis Brasil com o apoio do Instituto Akatu, 85% das alegações ambientais em produtos vendidos no país são falsas ou enganosas.
Ver mais
ODS 16
Por Atahualpa Blanchet* - A governança da Inteligência Artificial (IA) e as iniciativas para gerar desenvolvimento e reduzir desigualdades por meio da inovação tecnológica são temas prioritários da presidência brasileira do BRICS em 2025.
Ver mais
ODS 15
𝗽𝗼𝗿 𝗣𝗮𝘁𝗿í𝗰𝗶𝗮 𝗞𝗮𝗹𝗶𝗹 - Levantamento revela diversidade de espécies e o valor ecológico do campus da UFOPA diante da expansão urbana de Santarém.