Por Redação da Envolverde*
O prazo para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta sexta-feira (27) e muitos estudantes ainda não garantiram uma vaga na universidade desejada. A coordenadora pedagógica do Sistema GEO de Ensino, Milena Martins, está acompanhando de perto os alunos que acabaram de concluir o Ensino Médio e estão em uma verdadeira jornada para concluir o processo de inscrição no site do Sisu. “Há sempre aquela dúvida sobre qual universidade escolher, qual é o melhor curso, o número de vagas, o sistema de cotas e os turnos disponíveis. Enfim, são muitas variáveis que precisam ser analisadas”, afirma.
Até o fim desta sexta, os candidatos ainda podem fazem a troca do curso no site sisu.mec.gov.br. Mas a professora afirma que não é bom deixar para última hora, pois já foram relatados casos de falha no sistema e o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou que não pretende estender o prazo. “E o mais importante é escolher o curso certo. A princípio, o aluno deve seguir a sua vocação, escolhendo o curso que deseja, mesmo que a pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tenha sido baixa. De acordo com a nota de corte e das vagas disponíveis, ele poderá decidir se permanece no curso almejado ou se muda. Tentar diferentes turnos em outras universidades também é uma alternativa. Algumas faculdades adotam pesos diferentes e a concorrência em turnos alternativos pode ser menor. Vale a pena tentar”, destaca.
Milena ainda alerta que a após a primeira chamada, o aluno deve ficar atento aos prazos e procedimentos necessários para a matrícula e, caso não tenha sido convocado, ficar atento às demais chamadas para as vagas remanescentes. (#Envolverde)