Por Leno F. Silva –

Quem circula pela Av. Paulista esquina com a Rua Augusta, quase sempre atende ao “convite” de entrar no Condomínio Conjunto Nacional (CCN). Mais do que um prédio imponente e bem conservado, pelas suas alamedas circulam mais de 40 mil pessoas por dia. São trabalhadores, residentes, curiosos, turistas ou apenas pessoas interessadas em cortar caminho para acessar a Rua Padre João Manoel ou a Alameda Santos.

mulheres-paulista
“As mulheres dizem não“ em foto de Cristina de Sá.

O térreo do CCN é uma mistura: há estabelecimentos comerciais, o Cine Arte, e a Livraria Cultura; cafés, restaurantes, sorveterias; lojas de roupas, perfumarias, além de pipoqueiro, engraxate e uma gigante escultura de Dom Quixote. Temporariamente os seus corredores reúnem exposições artísticas.

No domingo passado prestigiei a abertura da mostra fotográfica “Respira – O feminino na cidade | 2016”, um trabalho maravilhoso da guerreira Valkiria Iacocca, e de sua trupe de profissionais e de parceiros os quais, mais uma vez, arregaçou as mangas para colocar de pé um projeto bacana.

mulheres-atravessando_mundo_640x426
“Atravessando o mundo“ em foto de Silvia Andreasi.

Mais de 60 fotógrafos participaram desse trabalho, emprestando suas visões particulares sobre o universo feminino. O resultado está lá, para ser apreciado de perto, sem pressa, e com o olhar atento. Cada imagem é uma descoberta, que instiga e faz pensar como as energias femininas transitam nessa nossa Sampa tão diversa quanto surpreendente.

Nos dias que virão, quando você estiver circulando por aquela redondeza, anime-se e percorra em ritmo lento as imagens preparadas com talento, afeto e entrega por mulheres e homens com as suas câmeras nas mãos, para cutucar o lado feminino existente em cada um de nós. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:
Respira – O feminino na cidade | 2016
Produção: Valkiria Iacocca e Mariana Seber
Onde: Condomínio Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073, São Paulo, SP
Visitação: até 22 de novembro de 2016