Queremos o pão de cada dia, mas não queremos o lixo. São 20 mil toneladas diárias de resíduos gerados em São Paulo e potencialmente 18 mil delas, ou seja, 90%, poderiam ser aproveitadas. Esta é a meta das cidades lixo zero: enviar para aterros sanitários menos de 10% de seus resíduos. Hoje, o município enfrenta estações de triagem, caminhões de coleta seletiva e cooperativas operando abaixo da capacidade; cidadãos ainda não comprometidos ou confusos quanto ao processo de encaminhamento de seus resíduos. Uma taxa de reciclagem de apenas 7% e aterros quase saturados.
E de quem é a responsabilidade sobre isso? De todos nós. E está na lei. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 depois de 20 anos tramitando no Congresso Nacional, quem produz, comercializa e consome os produtos que geram resíduos participar da solução. Então Bora Causar!
Dia 28 de maio, na Unibes Cultural, vamos nos encontrar para entender o que pode ser feito. É o Encontro Lixo Zero, que foi criado para dialogar sobre desafios, boas práticas e inovações aplicáveis a cada município. Serão 50 cidades no Brasil tratando do tema em 2019, estimuladas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que abrirá o encontro paulistano com seu presidente, Rodrigo Sabatini, dando um panorama da situação no nosso país.
A programação terá três painéis ocupando o teatro da Unibes:
– Soluções para a cidade e seus cidadãos;
– Economia Circular: muito além da reciclagem;
-Inovação: como as novas tecnologias mudam o cenário dos resíduos.
No Terraço, a experiência O Lixo Nosso de Cada Dia apresenta alternativas para gerirmos corretamente os resíduos de nossas casas, empresas e bairros.
As rodas de conversa completam a programação, possibilitando o diálogo aberto sobre resíduos gerados pelo mercado da Cosmética; empreendedores que mudaram suas vidas para atuar com resíduos; catadores e movimentos periféricos, para quem o resíduo é solução; e estratégias de engajamento para sustentabilidade e regeneração do planeta.
Advogados, engenheiros ambientais, ativistas, cooperativas, educadores, políticos. Essa é uma conversa multidisciplinar e gratuita. Você está convidado a fazer parte!
O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Casa Causa, com o apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, da Unibes Cultural e das organizações Móveis Breton, Escola da Cidade, Slow Market BR e Rádio Vozes, com patrocínio Nespresso.
A programação completa está no facebook http://bit.ly/ELZ_SP2019. As inscrições podem ser feitas pelo sympla https://www.sympla.com.br/encontro-lixo-zero-sao-paulo__519468.
Bora causar!
(#Envolverde)