No âmbito do projeto #EDUCASTEM2030, a iniciativa vai ampliar o estímulo à educação transdisciplinar para meninas e mulheres em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, associando ODS 4 (educação com qualidade, equidade e inclusão) e ODS 5 (igualdade de gênero)
No próximo dia 8 de agosto de 2022, a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil dará início, de maneira virtual, primeiramente para professores e estudantes da rede pública de ensino do Estado da Bahia, a formação “Líder Docente 2030”, iniciativa que faz parte do Projeto EDUCASTEM2030. O projeto ainda prevê a realização de formações que atenderão outros estados, como São Paulo e Pernambuco. A ideia é contribuir para a disseminação de conceitos, práticas e propósitos relacionados à participação mais contundente de meninas e mulheres nas carreiras de STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). O cronograma de atividades prevê ações entre os meses de agosto a novembro de 2022 e há previsão para encontros presenciais.
A capacitação terá como base o curso Líder Educação Aberta, oferecido em 2020 e 2021, que alcançou mais de 200 participantes em todo o Brasil e foi reconhecido como extensão universitária pela Universidade de Brasília (UnB). A metodologia adotada ali será ampliada para a nova formação de lideranças STEM, contemplando as recomendações do Programa Global de Subsídio para Recursos Educacionais Abertos (REA) da UNESCO. Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa, em qualquer formato e mídia, de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita.
A iniciativa também está integrada com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo o ODS 4, sobre educação de qualidade, e o ODS 5, sobre igualdade de gênero, sendo estes dois objetivos que integram o mandato da UNESCO. Tal agenda foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e que apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A proposta é capacitar os educadores participantes como líderes de uma transformação, visando despertar mais interesse de meninas e mulheres pela abordagem e carreiras em STEM e oferecer educação continuada de docentes ressaltando o tema como abordagem integradora transdisciplinar, que permita criar e desenvolver práticas pedagógicas com foco na resolução de problemas e trabalho em equipe.
“Os estudantes participarão de atividades que visam desenvolver suas habilidades digitais, midiáticas e socioemocionais como a produção de produtos midiáticos em diferentes formatos, que contribuirão para as suas reflexões individuais e motivações em torno de seus Projetos de Vida, em consonância com o que preconiza a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além do desenvolvimento de suas habilidades, também vão integrar uma ação global de mobilização para as meninas nas áreas de STEM, durante a formação, tendo contato com mulheres de destaque nessas áreas, que vão compartilhar suas trajetórias e detalhes das suas áreas de atuação trazendo aos jovens a realidade do mercado de trabalho, desafios e oportunidades. Queremos também trazer meninos, que também vão fazer parte deste movimento global. Ao final, todos receberão uma “Certificação UNESCO”, adianta a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.
A BNCC contempla o Projeto de Vida entre as suas 10 competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da educação, até o Ensino Médio. A competência de número 6, “Trabalho e Projeto de Vida” promove a ligação com a Educação STEM. E sua definição estabelece que “diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
No cronograma de atividades do projeto “Líder Docente 2030” estão previstas, ainda, oficinas on-line, em tempo real, com destaque para temas da contemporaneidade, como inteligência artificial, programação, ciências de dados etc. Haverá uma atividade prática final a ser realizada pelos participantes, a partir de conceitos e práticas aprendidas na formação, utilizando a abordagem do design thinking. Os conteúdos serão organizados a partir de materiais abertos disponíveis produzidos por diferentes atores (curadoria de conteúdo). Dentre os conteúdos a serem desenvolvidos, estão jogos estilo “Do it yourself”, infográficos, fluxogramas e demais materiais que possam ser reutilizados livremente pelos participantes.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 11 e 18 de julho por meio do link: https://bit.ly/
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