Hoje em dia quando falamos de turbinas eólicas, em vez de imaginarmos estruturas isoladas e pequenas no meio do deserto, devemos antes imaginar turbinas com 140 metros de altura girando junto de praias ou ainda mesmo turbinas flutuantes no meio do oceano.
A necessidade para que energia renovável se torne uma parte significativa do total de energia produzida, e assim minimizar o impacte ambiental da atividade industrial tem vindo a ser promovida por intermédio de inúmeras iniciativas em todo o mundo, através de tratados internacionais bem como a nível nacional.
A verdade é que a Energia eólica está tornando-se enorme. No bom sentido, claro! Neste tipo de indústria não existe apenas a necessidade de pessoas para desenvolverem novas turbinas, mas também pessoas que consigam gerir todas as fases do processo de implementação e operação em linha com os valores sociais e ambientais.
Em muitos países a indústria de energia eólica está a desenvolver-se de uma forma tão rápida que quase não dá tempo para planear de forma correta, no entanto, essa é a chave para o sucesso. Daí que exista uma necessidade crescente de recursos humanos qualificados em diferentes área, tais como, avaliação dos recursos eólicos, logística, preparação do local de implementação, avaliação do impacto ambiental, entre muitas outras especialidades. Dessa forma pode-se entender que vai também existir a necessidade para alguém que coordene todas estas áreas num só projeto – o gestor de projetos em energia eólica.
Existem muitas universidades oferecendo cursos de gestão de projetos, e isso é importante para qualquer projeto, no entanto, quando o caso é energia eólica e todos os seus aspetos “ventosos”, por forma a que um projeto seja bem conduzido há necessidade de possuir conhecimento mais específico.
Na Suécia, na ilha de Gotland, a universidade de Uppsala (uma das universidades top 100 a nível mundial) oferece um programa de mestrado Internacional em Gestão de Projetos em Energia Eólica.
O programa reconhece a complexidade e natureza dos projetos eólicos, bem como a necessidade de diferentes disciplinas para uma indústria cada vez mais funcional, e por isso, abre as portas a candidatos com uma enorme variedade de percursos acadêmicos – engenharia, ciências sociais e humanas, “business”, gestão, economia entre outros.
Este programa de mestrado tem a duração de um ano e sintetiza todos os aspetos técnicos, focando- se em aerodinâmica e sistemas elétricos das turbinas, gestão, avaliação de potencial eólico, acentuando a importância de ferramentas de planeamento bem como legislação relevante e parte financeira do projeto. O layout do curso pode ser observado na figura abaixo.
Num campo tão específico como Energia Eólica este programa com uma ampla cobertura acompanha as tendências da indústria usando softwares específicos tais como, WindPro, WindSim entre outros, e fornece estudos de caso de projetos que apresentaram sucesso ou não na sua execução. Mas o mais importante é que o programa está em constante contato com a indústria providenciando diversas aulas com convidados especialistas em cada uma das áreas de estudo.
Para terminar em beleza, o programa é lecionado totalmente em Inglês, e é um dos Mestrados Internacionais da Universidade de Uppsala, o que quer dizer que, se se juntar ao programa os seus colegas serão das mais diversas partes do globo.
Para obter mais informações sobre o programa e seus requisitos de candidatura consulte clique aqui. (#Envolverde)