Sociedade

Urban jungle surge como tendência na decoração dos espaços

A tendência urban jungle, ou floresta urbana, consiste exatamente em aproximar a natureza da vida dos moradores. Esse é um contraponto ao fato de se ter cada vez mais pessoas morando em centros urbanos agitados e apartamentos compactos e com pouco contato com o verde que é levado literalmente para dentro de casa.

Os exemplos vem da arquiteta Cilene Monteiro Lupi decorou a varanda com mobiliários e objetos da Cecilia Dale.

“Ter verde por perto faz bem para a alma e também para o corpo: acalma, aumenta a sensação de bem-estar e até a resistência a doenças. Segundo pesquisas sobre o conceito de biofilia – teoria que defende que, ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo – a natureza simplesmente nos faz sentir melhor, além de deixar a casa linda cheia de verde “, comneta a decoradora Cecília.

O grande destaque é para as folhagens. Neste conceito as flores perdem espaço. As pétalas podem aparecer como toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas. E vale desde paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos agrupados em aparadores e prateleiras. Para quem não leva muito jeito para jardinagem, as plantinhas mais resistentes, como cactos e suculentas são uma boa alternativa.

As folhas também podem estar presentes em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do cotidiano, como louças, almofadas, papéis de parede, gravuras, ou o que a sua criatividade permitir. Esses itens colaboram com o clima de tranquilidade e harmonizam o ambiente, reforça a decoradora. (#Envolverde)