por Leno Silva, especial para a Envolverde –
Assisti recentemente o vídeo clipe em homenagem à eterna Dona Ivone Lara. Sentada no centro no palco ela brilha espetacular, cantando “Sonho meu”, um dos seus sucessos, acompanhada por dezenas de intérpretes, como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Vanessa da Mata, dentre outros artistas de grande valor da MPB.
Que emoção para a Dona Ivone Lara ter o sonho dela cantado, ao mesmo tempo, por tanta gente boa. Sambista de primeira grandeza, ela recebeu em vida, com carinho e respeito, um presente sincero que certamente ficará guardado para sempre no seu coração.
Gente que sonha e concretiza os seus sonhos nunca morre. Em geral, os feitos realizados com a força da sinceridade transcendem a existência e são eternos.
Cada um de nós tem a capacidade de sonhar. O sonho pode nascer individual, mas é quando pensamos grande, para além do nosso umbigo, é que percebemos que a soma dos nossos sonhos realizados é que faz um bairro melhor, uma cidade mais acolhedora, um país mais digno e justo e um mundo pacífico.
No refrão da música que ficará para sempre entre nós, a Dona Ivone Lara escreveu: “Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe, sonho meu / Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe, sonho meu”. Tomara que ela tenha encontrado, em vida, o sonho dela, e que ao ouvir essa canção você se sinta tocado a buscar, a colocar em prática e a não desistir dos seus sonhos, individuais e coletivos. Por aqui, fico. Até a próxima.