ODS 10

Turismo de base comunitária no Sul do RJ tem apoio do Instituto 5 Elementos

Nas comunidades tradicionais caiçaras da Praia do Sono, Ponta Negra, Pouso da Cajaíba e Trindade, que compõem a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Reserva Ecológica da Juatinga - REEJ, com sobreposição a Área de Proteção Ambiental APA Cairuçu, entre outubro de 2022 a março de 2024, o Instituto 5 Elementos realizou o projeto DA FLORESTA AO MAR em parceria com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), instituição local que atua no território caiçara com ações para a valorização da cultura caiçara e desenvolvimento de corridas de canoa de um pau só, com apoio do Fundo Brasileiro de Biodiversidade – FUNBIO.

Turismo de base comunitária no Sul do RJ tem apoio do Instituto 5 Elementos

Ao longo do projeto Da Floresta ao Mar ocorreram inúmeras formações, encontros e oficinas de cunho educacional visando valorizar e qualificar o TBC – Turismo de Base Comunitária nas comunidades, beneficiando diretamente 1.015 pessoas.

O projeto promoveu um importante resgate cultural, sendo a pesquisa realizada nas comunidades somadas ao relacionamento do projeto com as comunidades, gerou uma série de informações organizadas numa publicação – Pesca Artesanal no Território Cairuçu com impressão de 100 exemplares que foram distribuídos nas comunidades, 4 folders identificando a cultura caiçara, principalmente em relação a pesca artesanal , 4 sites evidenciando a cultura caiçara desde a alimentação, bem como costumes e locais especiais em cada comunidade e 4 vídeos um de cada comunidade.

Acesse este link, para apresentação dos resultados DA FLORESTA AO MAR.

Para atuar nas comunidades envolvemos na equipe 4 facilitadoras, caiçaras locais, que mobilizaram e articulavam as atividades, através de construção coletiva. Logo no início de 2023 foram doados equipamentos para as 3 associações de Trindade, Sono e Ponta Negra, e ao coletivo de mulheres do Pouso da Cajaíba, um telão retrátil com tripé, datashow, caixa de som com microfone e camisetas com as logomarcas do projeto, realizadores e apoiador. No Pouso esses equipamentos ficaram com a escola, local onde todos podem acessar.

Troca de telhas .

Para identificar os atores e as principais atividades de pesca artesanal valorizando a cultura caiçara, foram realizadas entrevistas e um levantamento. Deste processo foram realizadas 12 oficinas de saberes tradicionais, com o protagonismo dos comunitários.

  • na Praia do Sono Sono – Peixe Seco, Pão caseiro e Conserto de canoa de madeira;
  • no Pouso da Cajaíba – Entalhe em madeira, pintura e fuxico;
  • em Trindade – Estrela da Felicidade, Tapiti e Peixe Seco;
  • em Ponta Negra, pães caseiros, bordado e artesanato com folhas de bananeiras.

Este processo dialógico também evidenciou os costumes e festividades, resgatando as Corridas de Canoa de madeira de um pau só, pois em Ponta Negra e Pouso da Cajaíba já estavam esquecidas e Trindade e Sono haviam resgatado há alguns anos.

Corrida de canoa

Para realizar a corrida foi necessário muita mobilização e tecer parcerias com a Prefeitura de Paraty junto às Secretarias de Esportes e Turismo, pedir autorização a REEJ e a Marinha, verificar a disponibilidade de canoas de madeira, solicitar doações de

itens junto ao comércio local para premiação, produção das camisetas, grupo de Fandango, além organizar toda a programação, e para esta atividade contamos com a experiência da AARCCA – Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara. Em 16 de julho 2023 aconteceu no Sono, durante o Festival de Inverno e tivemos 200 participantes, 17 de setembro 2023 aconteceu no Pouso da Cajaíba com 100 participantes, envolvendo principalmente as crianças e jovens, trazendo muita alegria a todos, em 29 de outubro 2023 ocorreu em Trindade, durante o Festejo Caiçara com cerca de 150 participantes, e no dia 26 de novembro 2023 em Ponta Negra com 100 participantes.

Em 2023 também foram ofertados diversos presenciais e online (ingles, Agenda 2030 para Mulheres e a Plataforma de Educação para a Sustentabilidade), também contribuíram com o fortalecimento do TBC, destacando os cursos presenciais abaixo

Curso de Gastronomia e ingredientes da Mata Atlântica

Esta formação trouxe conhecimentos sobre uso das PANCs – Plantas Alimentícias não convencionais da Mata Atlântica na culinária local, resgatando antigos costumes e trazendo novas possibilidades para incrementar os pratos e tivemos 62 participantes com os instrutores Helena Ronchi e Wesley Ortiz.

Capacitação Marketing e Mídias Sociais

A formação de Marketing e Mídias Sociais realizada por Débora Monteiro com adesão que trouxe a proposta de registrar as paisagens e informações locais com foco nas atividades ligadas ao turismo de base comunitária tendo como produto final a elaboração de 4 sites no aplicativo gratuito wix.com.

Oficina para Recepção e Agendamento Turístico

Formação realizada por Leila Anunciação, turismóloga, caiçara nativa de Trindade, ex Presidente da Associação de Moradores de Trindade, com 6 participantes de pousadas do Pouso da Cajaíba.

Seguem os posts e notícias das Corridas de Canoa:

Posts:

Notícias:

Parcerias

Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA)

Associação de Barqueiros e Pescadores Tradicionais de Trindade (ABAT)

Associação de Moradores da Praia do Sono

Associação de Moradores de Trindade (AMOT)

Associação de Moradores Nativos e Amigos da Praia Negra

Instituto Chico Mendes (ICMBio)

Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Prefeitura de Paraty

Reserva Ecológica Estadual da Juatinga

Equipe executora:

Mônica Pilz Borba – Coordenação Geral

Juliana Barros Coutinho – Coordenação Local

Érika Valdetaro – Coordenadora Administrativa e Logística

Solange Valenzuela – Assistente Administrativa

Eliza Mendes Correa – Assistente de Comunicação:

Lidiane Albino – Articuladora Praia do Sono

Flávia de Jesus Paulino – Articuladora Ponta Negra

Maria das Graças do Nascimento – Articuladora Pouso da Cajaíba

Raquel Dias Possidônio e Lilia de Oliveira Rosa – Articuladoras de Trindade

Instituto 5 Elementos/Envolverde