Por Redação da Envolverde*
Motivados pelo sucesso de uma parceria que já rendeu três projetos nos últimos quatro anos, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Natura produziram um vídeo (assista aqui) cujo objetivo é evidenciar a importância da união entre empresas e instituições de pesquisa para o desenvolvimento da inovação no Brasil.
Vantagens como a disponibilização de capacitação humana multidisciplinar e de um parque tecnológico robusto dos quais as empresas podem usufruir ao longo do projeto, além das oportunidades de fomento oferecidas por diversas instituições públicas, reduzem investimentos e riscos das empresas ao apostar no desenvolvimento de produtos e processos inovadores.
No caso IPT-Natura, os mecanismos de financiamento da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), com planos de ação estabelecidos num período de tempo e recursos pré-definidos e pré-aportados à instituição, foram determinantes para o sucesso da parceria. Outros tipos de financiamento, como fundos de risco privados e aportes de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) também são possibilidades para investir em P&D&I.
Na visão do diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, em um cenário em que muitas empresas, principalmente as nacionais, ainda não têm experiência em trabalhar com parceiros externos e compartilhar processos de inovação, “esses casos de sucesso são fundamentais para construirmos uma relação, na própria sociedade brasileira, de confiança nesse tipo de parceria. Estamos precisando de exemplos em que o Brasil mostre a sua capacidade de inovar”, finaliza. (#Envolverde)
* Com informações da Natura.