Organização ligada ao Nobel da Paz, Muhammad Yunus, cria rede nacional com representantes em cada estado brasileiro.
Estão abertas, até o dia 28 de outubro, as inscrições para profissionais interessados em fazer parte da rede Yunus Negócios Sociais no Brasil e representar oficialmente a organização em seu estado. Para participar do processo seletivo que irá escolher os representantes da Rede Yunus nos 26 estados, basta fazer a inscrição sem nenhum custo pelo link goo.gl/0VP2xC.
Os selecionados participarão de uma imersão em São Paulo em novembro e já a partir de 2016 se tornam representantes oficiais da Yunus em seu estado. Para se candidatar, não é necessária dedicação exclusiva e entre as atribuições estão: interagir com diferentes stakeholders envolvidos no ecossistema de negócios sociais; divulgar o conceito e a metodologia de negócios sociais localmente; captar, mapear e formar parcerias com empresas, governos ONGs, universidades, investidores e afins; e desenvolver a gestão do núcleo local com o foco na sustentabilidade financeira.
“O conceito e a prática de negócios sociais são inspiradores porque representam muito mais do que apenas uma nova forma de empreender. Representam uma filosofia e uma nova forma de olhar o mundo e por isso mesmo não faz sentido estarem represadas por questões estruturais ou geográficas da nossa organização no país. Precisam se espalhar”, afirma Victor Pucci, coordenador da iniciativa e integrante da Rede Yunus desde 2014.
Não é necessária experiência prévia com o tema, mas sim demonstração de capacidade empreendedora, poder de mobilização de parceiros locais e claro ser uma pessoa com empatia e sensível as questões sociais.
No Brasil, a Yunus Negócios Sociais se estabeleceu em 2014 e já contribuiu com o desenvolvimento de mais de 20 negócios sociais que passaram pelo processo de incubação e aceleração. Além da aceleradora, e agora da Rede Nacional, a Yunus Negócios Sociais Brasil também coordena uma rede de universidades ligadas ao tema e um fundo de investimento para negócios sociais. Ainda em 2015 a organização se estrutura para lançar também uma nova forma de se relacionar e apoiar grandes corporações interessadas no tema.
No Brasil funciona como um braço local da Yunus Social Business Global que tem sede em Frankfurt e está presente em mais sete países: Haiti, Albânia, Tunísia, Uganda, Colômbia, Índia e México. Foi fundada por Muhammad Yunus, responsável pelo do conceito de negócios sociais e ganhador do prêmio Nobel da paz pela criação do microcrédito, mecanismo que possibilitou a saída de milhões de pessoas da extrema pobreza em todo mundo.
Mais informações acesse aqui.