ODS11

Parques Nacionais fascinantes na América do Sul

A América do Sul é um continente com paisagens e biomas formidáveis – de florestas tropicais, rios e cachoeiras ininterruptas a desertos, cadeias de montanhas e glaciares, nunca faltam lugares selvagens e preservados para descobrir. Nesta imensidão extraordinária se encontram mais de 300 parques nacionais cobrindo grandes extensões das onze nações do continente. Aqui estão algumas destas maravilhas naturais.

Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Situado na região da Patagônia, no Sul do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine é um verdadeiro banquete de natureza intocada. Este parque é mais conhecido pela sua variedade de paisagens que abrange enormes montanhas, fiordes, glaciares de azul único, icebergs, planícies compostas por gramíneas douradas e lagos que refletem as mudanças climáticas. As icônicas formações rochosas em forma de torre, presentes no parque, dão origem ao seu nome. A região é também o lar de uma importante população de pumas, guanacos e da ema de Darwin, bem como um excelente local para avistar a ave mais reverenciada da América do Sul, o condor-dos-andes. Com tanto para ver, não é de admirar que este seja um dos maiores parques nacionais do Chile e um ótimo lugar para longas caminhadas terrestres.

Parque Nacional Natural de Tayrona, Colômbia

O Parque Nacional Tayrona, localizado na costa caribenha da Colômbia, abriga uma área de selva exótica, trilhas, camping, tribo indígena e algumas praias maravilhosas. Enquanto El Cabo de San Juan, La Piscina e San Felipe oferecem águas propícias para nadar, grande parte da costa é muito menos mansa, mas ainda assim surpreendentemente cênica. Depois, há a densa floresta tropical e a Serra Nevada de Santa Marta, que abriga uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo o sagui-cabeça-de-algodão, ameaçado de extinção. Vale mencionar que não é permitido entrar com sacolas plásticas e bebidas no parque, e que os visitantes são revistados na entrada.

Parque Nacional Tierra del Fuego, Argentina

Muitas vezes chamado de “Fim do Mundo”, o Parque Nacional Tierra del Fuego é um dos parques mais fascinantes da Argentina. Situado no arquipélago homônimo, na extremidade sul da América do Sul, este parque nacional tem uma atmosfera tranquila e dramática que só é amplificada por seu cenário deslumbrante, graças à sua localização remota. Geleiras, cachoeiras e florestas subantárticas estão em grande quantidade na região, assim como criaturas locais como a raposa andina e os castores. Com um lugar tão selvagem para explorar, o parque é um destino perfeito para caminhadas e trilhas.

Parque Nacional Galápagos, Equador

Provavelmente o destino de vida selvagem mais famoso do planeta, o Parque Nacional Galápagos é um dos melhores parques do mundo. 97% dessas ilhas remotas na costa do Equador têm status de proteção ambiental, e as Galápagos abrigam muitos projetos diferentes de conservação da vida selvagem. As ilhas são o lar das enormes tartarugas de Galápagos, leões marinhos preguiçosos, iguanas e atobás de patas azuis. Visitar estas ilhas vulcânicas é embarcar em paisagens que pouco mudaram desde o início dos tempos e onde espécies únicas e endêmicas existem em um ambiente natural frágil e precioso.

Parque Nacional Amboró, Bolívia

Um aspecto importante dos parques nacionais é sua vida selvagem e biodiversidade, e esse é certamente o caso do Parque Nacional Amboró, na Bolívia. Localizado no “El codo de los Andes” (ou Cotovelo dos Andes), este parque abriga mais de 900 espécies de aves e mais de 170 espécies de mamíferos, incluindo puma, jaguatirica e o raro urso-de-óculos (ou urso-andino). O Parque Nacional Amboró também tem uma variedade de diversos ecossistemas como as planícies semiáridas e florestas tropicais. O status de proteção do parque é muito importante devido à mineração, caça e desmatamento que ameaçam essa biodiversidade.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Brasil

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, apresenta uma das muitas paisagens fascinantes do Brasil. Esta área protegida no nordeste do país conta com uma extensão infinita de dunas de areia branca que separam lagoas ondulantes de água doce azul-esverdeada. Embora seja um parque mais remoto e menos conhecido do que muitos outros na América do Sul, é um dos mais deslumbrantes e únicos, realmente incomparável a nenhum outro lugar do mundo, o que o torna ainda mais fascinante.

*Crédito da imagem destacada: Parque Nacional Torres del Paine / Pixabay

#Envolverde