ODS12

A expansão de produtos sustentáveis no mercado

por Paolla Yoshie, especial para a Envolverde – 

Empresas buscam democracia alimentar e sustentabilidade em seus produtos

As empresas Carrefour e AlfaCitrus  reafirmaram  a parceria na produção e venda de  laranja da linha “Sabor e Qualidade”, durante uma visita ao pomar da fazenda, da AlfaCitrus, em Mogi Mirim-SP.  Com essa assinatura, o consumidor continuará a receber produtos de qualidade e sustentável.

A rede Carrefour possui a iniciativa de Act for food, da qual tem a missão de disponibilizar produtos sustentáveis para o consumidor. Segundo Eric Caruelle, diretor de perecíveis do Brasil – Carrefour,  “Este movimento é muito significativo,  da mesma forma que em 1963. Faz mais de 50 anos que o Carrefour vem implementando a ideia, desde o primeiro supermercado lá na França. O propósito da empresa é democratizar e popularizar produtos que fazem bem a saúde”.  Uma vez que, acreditasse que há possibilidade produtiva de forma respeitosa com o meio ambiente.

Para esses objetivos serem atingidos, o hipermercado possui a marca “Sabor e qualidade”.  Sendo uma de suas metas a aproximação com o produtor. “ A intensão é que a gente possa cada vez mais valorizar a agricultura familiar. Que passa também pela análise do potencial regional de onde a gente atua”, acrescenta Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

A parceria com a AlfaCitrus vem para contribuir com esse propósito. Uma empresa da familiar localizada em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo.  Responsável por 15% abastecimento da linha nos municípios de: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Segundo Emílio Fávero, sócio-diretor da AlfaCitrus, eles têm a missão de entregar o melhor produto ao consumidor, e as novas tecnologias traz a produção mais eficiência. “Pensar em rastreabilidade é pensar sustentável, é pensar na realidade dos consumidores que estão preocupados na segurança alimentar.”  afirma Fávero.

Hoje, a empresa conta com a tecnologia de rastreabilidade. Com esse método o consumidor é informado sobre a história do produto.  Isto é, a possibilidades pode acessar a procedência do que está sendo consumido através de um código de QRcode, no qual te informa o trajeto da laranja desde a sua plantação.

Uma empresa que pensa na responsabilidade ambiental, uma vez que, segundo Emílio Fávero, o método de pulverização eletrostática diminui em 75% da utilização de água e até 30% na utilização de agrotóxicos.  Ele acrescenta que, sua produção não há desperdício, já que seus resíduos são levados a composteira para virar adubo orgânico.  “A cadeia da laranja é extremamente sustentável”, ressalta Fávero.

Sobre os próximos passos para o futuro da marca Eric Caruelle  diz que irá fechar o ano com 20 linhas de produtos . “Temos uma visão que nos próximos anos implementar esse números”, acrescenta.

#Envolverde