ODS12

Camarote Quem O Globo implementa ações com a proposta de ser o mais sustentável da Sapucaí

Além de iniciativas adotadas nos últimos anos, o espaço será 100% neutro em carbono

Mais uma vez homenageando a Cidade Maravilhosa, o Camarote Quem O Globo volta à Marquês de Sapucaí como o ponto de encontro dos famosos e personalidades do mundo do samba no Carnaval 2023 no Rio. O espaço, que terá como rainha a atriz Deborah Secco, reunirá convidados especiais e artistas nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, durante os desfiles dos grupos de acesso e especial, e no dia 25 de fevereiro, para o Desfile das Campeãs. Pela primeira vez, o camarote será carbono neutro, mais um passo na sua jornada de sustentabilidade.

Desde 2022, o Camarote Quem O Globo tomou a iniciativa de implantar processos mais sustentáveis em sua organização, como a separação de resíduos para fins adequados e reciclagem nos dias de evento, além do incentivo ao uso de copos e louças reutilizáveis. O objetivo é de se tornar o camarote mais sustentável da avenida e, para chegar lá, foi estabelecida uma política de adoção de boas práticas que serão implantadas gradualmente no decorrer dos próximos três anos, totalizando um tempo de transição de cinco anos.

Mais do que o desejo de se tornar o mais sustentável, o Camarote Quem O Globo visa mudar a forma de fazer Carnaval com este projeto de longo prazo, tendo preocupação com toda a cadeia envolvida e o impacto no meio ambiente e na sociedade como um todo.

Para esta edição, em parceria com a CEDAE, o camarote será 100% neutro em carbono, efetuando o Inventário de Emissões através do GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Os créditos de carbono utilizados no projeto são provenientes do Mercado Voluntário, que foi criado para incluir indivíduos ou setores que não foram obrigados a reduzir suas emissões, mas que almejam contribuir voluntariamente por meio da realização de projetos de redução de GEE.

Todo o processo deste e dos próximos anos será acompanhado pela Boomerang Soluções Ambientais, assim como foi feito em 2022. Os resultados poderão ser acompanhados através do relatório anual de impactos e emissões gerado pela empresa.

Outra ação feita em parceria com a CEDAE é a distribuição do refrigerante Orgânico Artesanal de Juçara, que será utilizado em drinks com gin. O açaí é beneficiado por produtores do projeto Recuperação Produtiva da Juçara, que impediu que a palmeira fosse extinta no bioma.

A estrutura e cenografia do espaço são reaproveitadas anualmente, com a manutenção feita de forma pontual somente em locais onde há algum dano que impossibilite a utilização do material ou equipamento instalado. Os demais itens são todos locados e reutilizáveis, o que diminui consideravelmente o descarte e geração de resíduos. Durante o evento, é evitada a utilização de material descartável, dando preferência para louças, talheres e copos reutilizáveis. Na alimentação, a prioridade é para comidas feitas à base de produtos da estação e com opções vegetarianas. A iluminação do camarote é feita inteira com equipamentos de LED, economizando energia e reduzindo as demandas de geradores. Ainda, os parceiros são incentivados a fazerem uso de materiais mais sustentáveis em suas ativações.

Localizado no setor 7A e B do Sambódromo carioca, o camarote irá receber cerca de 1.000 pessoas/dia e é o único exclusivo para convidados. O espaço, de três andares com frisa, terá serviço premium e bufê a noite inteira, reunindo gastronomia, bares exclusivos e experimentações. Com vista e posição privilegiadas, o espaço fica próximo aos julgadores da Liesa e ao recuo da bateria, além de ser um dos principais pontos de paradas das escolas para serem avaliadas também pelo júri do Estandarte de Ouro, tradicional premiação do jornal O Globo.

O Camarote Quem O Globo conta com o patrocínio master de Fit Combustíveis, CEDAE, Banco Master, Credcesta, RayBan e Varilux; shopping RIOSUL como shopping oficial e meeting point; Azul como Cia Aérea oficial; Grand Hyatt como hotel oficial; parceria de EURO, Granado e My Place; Petra como cerveja oficial; Minalba como água oficial e Gin Vitória Régia como gin oficial; além da Rádio Globo como rádio oficial.

#Envolverde