Por Reinaldo Canto especial para a Envolverde –
Na semana passada a fábrica de automóveis da Toyota em Sorocaba foi palco de um desfile que apresentou mochilas, ecobags, bolsas de academia, necessaires, pochetes, entre outras peças únicas, feitas a partir de resíduos das indústrias têxtil automotivas.
As peças foram confeccionadas por cerca de 50 costureiras da Cooperativa Uni Arte Costura (Indaiatuba-SP) e da Associação Social Comunidade de Amor(ASCA, de Sorocaba-SP).
Luciana Kamimura, coordenadora de Governança Corporativa, Projetos e Parcerias Institucionais da Fundação Toyota, explica que esse primeiro desfile comemora o sucesso obtido até aqui. “O desfile valoriza ainda
mais o trabalho que vem sendo feito por essas mulheres, tornando os produtos conhecidos e desejados pelo público, o que promove a geração de trabalho e renda para elas”, destaca.
Diversidade e qualidade dos produtos chamaram a atenção do público (João Novembrini/ Egrégora Criativa)
O projeto ReTornar tocado pela Fundação Toyota do Brasil já possui mais de 10 anos e vem se expandindo com o tempo. Nesse período foram confeccionadas mais de 105 mil peças, 17 toneladas de materiais reaproveitados que deixaram de ser descartados e impactou direta ou indiretamente 1.500 pessoas.
Os materiais, como sobras de airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança que já vinham se transformando nas peças apresentadas no desfile começam também a gerar uma linha destinada
aos pets (animais de estimação).
Para Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação da Toyota e diretor- executivo da Fundação, é um orgulho para a empresa apoiar o projeto e ver o retorno que ele representa para a vida de tantas pessoas, “queremos que essas costureiras estejam cada vez mais empoderadas e capazes de administrar o projeto”. Para aumentar a capacidade de comercialização dos produtos, a Fundação Toyota colaborou para a montagem de um e-commerce para a venda direta dos produtos (Link).
E a expansão não deve parar por aí, pois novas parcerias irão consolidar ainda mais o projeto ReTornar. No mesmo dia do desfile foi anunciada a parceria com a ONG Menos1lixo de educação ambiental para produção de
embalagens com tecido reciclado.
Exemplos como esse podem e devem ser replicados pela iniciativa privada que a cada dia é chamada a aderir aos princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança tradução da sua sigla em inglês). O consumidor e a sociedade agradecem e permanecem.
*Crédito da imagem destacada: Modelos voluntários da Fundação Toyota trouxeram variedade de peças para a passarela (João Novembrini/ Egrégora Criativa)
#Envolverde