ODS12

Nova sede da Central Nacional Unimed promove a sustentabilidade

Por Luana Miranda, para a Envolverde –

A iniciativa promove um novo modelo de inovação que permite a diminuição de gastos com energia, água e consumo de papel

Com o conceito de open space, tanto do lado de fora, com uma área de lazer composta por food trucks e feiras para garantir um lugar de descompressão e relaxamento, como do lado de dentro, com espaços bem amplos em todos os andares para a integração dos funcionários, a nova sede aposta em inovação, fortalecendo seu momento atual.

O prédio da cooperativa possui uma área de 5.400 metros quadrados com 10 andares, 5 subsolos, bicicletário, sala de amamentação e um ambulatório. Hoje, é ocupado com mais de 600 posições. “O objetivo desde o início foi conseguir transformar um prédio padrão em um ambiente agradável, gerando uma nova cultura e mostrar que viemos para São Paulo para trazer a mudança”, explica Paula Vasconcelos, gerente administrativa da Central Nacional Unimed.

Apostando na sustentabilidade, a nova cultura organizacional da cooperativa é evitar desperdícios e manter uma eficiência energética. Para isso além de todo o processo de construção ter sido de forma sustentável foi feita uma reeducação entre os colaboradores, cada um ganhou o seu próprio copo e os descartáveis foram excluídos. O uso do papel também teve uma economia de 20% a 30% por conta do sistema que foi atotado de digitalização ao invés da impressão.

Além disso, o prédio conta com iluminação natural, redução do consumo de energia e água, luzes com sensores automáticos que são capazes de perceber a intensidade necessária de luminosidade para cada área e uso racional de recursos naturais não renováveis. A Central Nacional Unimed estima que, ao longo dos próximos dez anos, as mudanças adotadas na nova sede apresentem uma redução de 12% nos custos administrativos.

A unidade do Tatuapé também já está no conceito inovação e sustentabilidade que a cooperativa carrega e, a estimativa é que ao longo dos anos todas as unidades, dentro e fora do estado de São Paulo estejam no mesmo padrão.  (#Envolverde)