Projeto liderado pela planta localizada na cidade de Serra trabalhou o engajamento e a consciência dos colaboradores sobre o impacto do consumo de copos de plástico descartáveis para o meio ambiente e a importância de novos hábitos para sua substituição
A utilização do copo plástico ainda é recorrente na rotina dos brasileiros, que erroneamente o relacionam à economia de água utilizada na lavagem. Todavia, o que ainda não é dimensionado por todos é o impacto ambiental que o produto gera ao planeta. Estima-se que no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), em um montante que corresponde a 1.500 toneladas diárias de resíduos.
Consciente de seu papel com as questões relativas ao meio ambiente, a unidade fabril da Roca Brasil em Serra, no Espírito Santo, desenvolveu um projeto para eliminar a utilização de copos descartáveis em suas três áreas: administrativo, fábrica e refeitório.
Convictos da importância de reduzir o lixo não orgânico produzido pela planta, o projeto partiu da observação do alto consumo de copos plásticos descartáveis utilizados anualmente. Com base no acompanhamento de consumo, em 2017 os mais de 450 colaboradores da unidade consumiram um volume de 886 mil copos, refletindo em um gasto anual de R$ 45 mil.
Essa avaliação deixou bastante sensibilizada a liderança da companhia. Assim, o projeto de substituição do copo descartável foi liderado pelas áreas de Meio Ambiente e RH e teve como ponto de partida a conscientização quanto ao consumo excessivo de copos descartáveis na unidade. Por meio da sensibilização, os colaboradores foram informados sobre a relevância do projeto para a sustentabilidade do planeta.
Para tanto, foram apresentados dados que envolvem a produção dos copos: utilização de matéria-prima derivada do petróleo, energia empregada em sua produção e a difícil aceitação dos copos no mercado de reciclagem.
A unidade fabril da Roca Brasil no Espírito Santo empregou como estratégia a comunicação visual com banners em pontos estratégicos como a entrada da fábrica e bebedouros, além da comunicação interna em murais e os aparelhos de televisão instalados por toda a planta.
Além dessas ações, o projeto envolveu uma série de encontros promovidos pelos integrantes do comitê de comunicação com as turmas de colaboradores em eventos como a SIPAT.
Para a efetividade do projeto, a Roca Brasil investiu na compra de 400 copos de acrílico adesivadas, bem como a compra e adequações nos bebedouros com a substituição dos bicos, em um investimento aproximado de R$ 3 mil.
Com a efetivação das fases de implantação, o parque fabril de Serra comemora um total de 5 meses com o consumo zero de copos recicláveis.
Sobre a Roca Brasil
A Roca Brasil, empresa do Grupo espanhol Roca, consolidada como líder mundial em produtos para banheiros. Conta com seis marcas em seu portfólio que abrangem diferentes públicos: Armani/Roca, Roca, Laufen, Incepa, Celite e Logasa. Todas as linhas são focadas em design, funcionalidade, tecnologia e economia de água e energia, visando o que existe de melhor para a casa e para o meio ambiente. Atualmente, a Roca Brasil possui 11 fábricas em todo o Brasil, empregando mais de 2.500 colaboradores.