ODS12

TOMRA Sorting Mining inova com a XRT Final Recovery que garante 99% de recuperação de diamante

Com  o novo  lançamento, a TOMRA é a primeira empresa do setor capaz de fornecer uma solução completa de recuperação de diamante usando a Tecnologia de Transmissão Raios X (XRT) de 2 mm a 100 mm, juntamente com todos os benefícios da computação em nuvem para monitorar e gerenciar todo o processo.

A TOMRA Sorting Mining lançou o novo classificador de recuperação final TOMRA COM XRT 300 / FR, que oferece fatores de concentração de até 1 milhão com estágios limitados e é a única solução no mercado que garante> 99% de recuperação de diamante. O novo classificador se destaca pela alta eficiência de classificação, o alto concentrado de diamante por peso e os benefícios decorrentes de seu foco em um único princípio de  detecção consistente, os diamantes. Com esta nova introdução, a TOMRA oferece um ecossistema completo de recuperação de diamante em parceria com um fluxograma que cobre todo o processo – da concentração à recuperação final e Sort House – e inclui o desenvolvimento personalizado com o usuário final até a instalação e, em seguida, o gerenciamento contínuo  dos ativos e suporte com serviços especializados e treinamento.

O TOMRA COM XRT 300 / FR é o mais recente passo na estratégia de longo prazo da TOMRA para o setor de diamantes, que  visa fornecer aos seus clientes uma solução completa de recuperação. “Sempre tivemos esse objetivo claro, mas a tecnologia simplesmente não existia”, explica Geoffrey Madderson, gerente de segmento de diamante da TOMRA Sorting Mining. “Sabíamos que, para atingir nosso objetivo, precisaríamos de uma tecnologia de sensor extremamente avançada. Temos trabalhado internamente no desenvolvimento do novo sensor de ultra-alta resolução há mais de 5 anos e agora podemos fechar o ciclo: o COM XRT 300 / FR é a última peça em nosso processo de recuperação, cobrindo a fase final de aplicações de recuperação e classificação para produzir um concentrado de diamante ultra-alto por peso”.

A abordagem holística e a oferta exclusiva da TOMRA conquistaram uma forte confiança do mercado em sua tecnologia XRT. Como resultado, os três primeiros classificadores TOMRA COM XRT 300 / FR produzidos já foram vendidos para clientes que compraram as máquinas com base em sua excelente experiência com classificadores TOMRA anteriores.

O sensor  detentor de ultra-alta resolução oferece um ultra-alto concentrado de diamante por peso

O material de entrada é alimentado uniformemente por meio de um alimentador de vibração em uma correia transportadora. Um tubo de raio-X elétrico cria uma radiação de banda larga, que penetra no material e fornece informações de absorção espectral. Isso é medido com uma câmera de raio-X usando a tecnologia de sensor DUOLINE®, que se concentra em uma propriedade única e constante do material, a densidade.

As informações avançadas do sensor de ultra-alta resolução são processadas e analisadas por nosso novo Image Processing Pipeline para fornecer uma “imagem de densidade” detalhada do material, permitindo que ele seja separado em frações de alta e baixa densidade. Se forem detetados diamantes, ele comanda a unidade de controle para abrir as válvulas apropriadas do módulo de ejeção no final da correia transportadora. Os diamantes detetados são separados do fluxo de material por jatos de ar comprimido. O material selecionado é dividido em duas frações na câmara de separação.

As tolerâncias estreitas e o alinhamento preciso do novo sensor de resolução ultra-alta resultam em uma imagem de alta qualidade que garante uma discriminação clara entre diamantes e materiais de baixa densidade até 2 mm. O classificador possui válvulas de alta velocidade com um passo fino do bico, o que reduz significativamente o material não-diamante no concentrado. O resultado é um diamante ultra-alto por peso concentrado com uma recuperação garantida de mais de 99%.

Alta eficiência, melhor classificação e segurança com menos estágios de classificação

É possível substituir vários estágios de classificação por um único classificador TOMRA COM XRT 300 / FR até a classificação manual. Na aplicação de recuperação final, o classificador visa a maior tonelagem através do classificador que pode ser alcançada com a maior eficiência de recuperação, que varia de cinco toneladas a uma. Como resultado, a operação se beneficia de uma pegada menor e atinge um grau muito melhor.

Também é possível substituir a classificação manual por um TOMRA COM XRT 300 / FR. Na aplicação Sort House, ele visa o maior concentrado de diamante por peso possível, com cerca de metade da tonelagem que a recuperação final, trazendo vários benefícios. Ele remove os gargalos tradicionais em torno da eficiência da classificação manual e elimina o fator de erro humano. Além disso, oferece um alto nível de segurança ao proteger o produto da intervenção humana.

Uma oferta única: um ecossistema completo de recuperação em parceria com computação em nuvem

O classificador TOMRA COM XRT 300 / FR completa o ecossistema de recuperação de diamantes em parceria da TOMRA, que é único no mercado por oferecer um serviço de recuperação completo de 2 mm a 100 mm, juntamente com todos os benefícios da computação em nuvem. Inclui serviços de consultoria durante o desenvolvimento do sistema e ao longo do ciclo de vida do equipamento, apoio ao funcionamento dos classificadores e ajuda com serviços especializados e formação. A TOMRA também aproveitou as tecnologias digitais para fornecer suporte eficaz, por meio de sua Solução de Demonstração e Teste Virtual e recursos como a ferramenta de Realidade Aumentada do Visual Assist da TOMRA para assistência remota.

Geoffrey Madderson

“Com a TOMRA, todo o sistema de recuperação do cliente cai em um ecossistema”, explica Geoffrey Madderson. “Isso permite melhor compatibilidade e interconectividade entre as diferentes aplicações do processo de recuperação. Ele oferece aos nossos clientes o benefício total do uso da computação em nuvem por meio de nossa plataforma TOMRA Insight, que transforma nossos classificadores em máquinas conectadas. Isso permite que os clientes monitorem e gerenciem seu processo de recuperação em um local de fácil acesso para as equipes de gerenciamento no local e fora dele”.

Um showroom dedicado para fornecer uma experiência em primeira mão do novo classificador Final Recovery

A TOMRA montou um showroom dedicado a demonstrações do classificador TOMRA COM XRT 300 / FR em seu Centro de Testes em Wedel (Hamburgo), Alemanha. A instalação estará aberta a clientes interessados que possam visitá-la pessoalmente  no início de maio. Os visitantes poderão ver em primeira mão como é a recuperação de> 99% no material que sai da máquina. Eles também experimentarão o ambiente de trabalho confortável criado pelo tamanho compacto e operação silenciosa do classificador.

No final do ano, a TOMRA também oferecerá demonstrações virtuais para aqueles que não podem viajar para o Centro de Testes.

Mais detalhes sobre o novo produto pode ser encontrado aqui: https://tomradiamonds.com/website/com-xrt-300-fr/

Sobre a TOMRA Sorting Mining

A TOMRA Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de mineração e processamento mineral.

Como líder do mercado mundial em separação de minério baseada em sensores, a TOMRA é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta feita para resistir a ambientes de mineração hostis. A TOMRA mantém seu foco rigoroso na qualidade e no pensamento voltado para o futuro com tecnologia feita sob medida para a mineração.

Sobre a TOMRA

A TOMRA foi fundada com uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.

A TOMRA tem ~ 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~ 9.3 bilhões NOK em 2019. O Grupo emprega ~ 4.500 globalmente e é listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para mais informações sobre a TOMRA, consulte: www.tomra.com

Para  mais informação sobre a TOMRA Sorting Mining visite: www.tomra.com/mining ou nos siga no LinkedIn, Twitter or Facebook.

(#Envolverde)