ODS12

Vivo inaugura a primeira loja sustentável no Brasil 

por Paolla Yoshie para a Envolverde – 

O novo conceito prioriza a experiência do cliente com o espaço 

A Vivo lança a primeira loja sustentável, na área telefonia no Brasil, no shopping Villa Lobos, na capital de São Paulo. E será certificado como Platinium, uma vez que, segue as normas Leadership in Energy and Environmental Design- LEED. Segundo João Truran, diretor regional de São Paulo, a estrutura foi planejada para que tenha menor impacto ambiental possível. 

 Todo o design da loja foi desenvolvido para seguir as normas sustentáveis. De acordo Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo, os móveis utilizados foram seguindo esse conceito.  Principalmente as madeiras, que são certificadas pela Forest Stewardship Council – FSC (Conselho de Manejo Florestal). 

“Tudo foi pensado, desde a tinta sem cheiro que emite menos CO2, até a madeira da loja”, acrescentou Truran. Houve também na mudança no sistema de automação da loja, como por exemplo, o ar condicionado e iluminação, com isso diminui 28% do gasto com energia. “A ideia do espaço é levar aos clientes mais do que um ponto de vendas. É um ponto de experiência, de forma totalmente sustentável.” afirma Truran.

A organização é baseada na lógica de inteligência de circuito: primeiro o cliente tem a experiência nas ilhas de degustação dos aparelhos, depois pode consultar digitalmente os planos da telefonia. E em seguida, é atendido pelos colaboradores, de modo mais próximo, pois a disponibilização do ambiente e o modo de relacionamento deixa a interação mais informal.  O espaço também conta com uma área da Vivo TV. 

Além do projeto sustentável, há ações  de referência que estão sendo implementadas nesta loja, como por exemplo, a não utilização de copos plásticos, mas sim, copos de papel. Já os funcionários, utilizam squeeze. Uma  estratégia para diminuir a utilização de plásticos. 

“A telefônica sempre pensou no viés da sustentabilidade, dentro na empresa. Por isso, essa ação é uma forma de levar ao cliente os conceitos da marca” explica Truran.  Há outras ações presentes em todas as lojas: Recicle com a Vivo – recolhimento de material eletrônico, onde a empresa dá o descarte correto; Paper Less – a diminuição de papel impresso dentro da empresa e pelos clientes, com a digitalização de documentos. 

A meta para 2020 é aumentar o número de pontos de experiência em outros estados brasileiros.  

#Envolverde