Os estudos do Projeto Metrópole, com apoio da FAPESP, demonstram que a cidade de Santos, no Estado de São Paulo, já está exposta a tempestades, erosão e intrusão de água salgada, de acordo com a Assessoria de Comunicação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os dados da pesquisa fazem projeções dos impactos associados à elevação da temperatura oceânica e chuvas extremas, além do aumento do nível do mar e aumento na frequência e na intensidade das tempestades. Esses fatores podem gerar deslizamentos de terra, enchentes urbanas e contaminação das águas subterrâneas. Na situação atual, as áreas suscetíveis à inundação já apresentam problemas de drenagem. Na cidade de Santos, no litoral paulista, os estudos projetam que as mudanças climáticas provocarão a subida do nível do mar em pelo menos 18 centímetros até 2050, podendo chegar até 45 centímetros em 2100. Essa elevação do nível do mar poderá chegar a dois metros, durante a ocorrência de marés altas, tempestades e as ressacas. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS13
ODS13
ODS13 - Impactos da elevação das marés em Santos já são visíveis
Ver mais
Ideia Sustentável apresenta estudo sobre Tendências em Sustentabilidade de olho na COP 30
No Top Trends COP 30, especialistas identificam e analisam 22 tendências/desafios relacionados com os seus grandes temas que serão debatidos durante a “Conferência da Floresta”, em novembro de 2025
Ver mais
ODS 13
Executiva da Natura reafirma a necessidade de mudanças sistêmicas para regenerar o planeta
Angela Pinhati é a diretora de sustentabilidade da Natura e uma das principais conhecedoras do ecossistema das políticas climáticas para as empresas, o que é essencial no aniversário de 10 anos do Acordo de Paris e a poucos meses da COP 30, que acontecerá no final do ano em Belém, na Amazônia brasileira.
Ver mais
ODS 13
Seis em cada dez empresas paulistas sentem impactos climáticos
No entanto, a maioria tem dificuldades de adotar práticas sustentáveis por conta de altos custos com medidas verdes e falta de capacitação técnica, aponta FecomercioSP; Entidade lançará Agenda Verde.
Ver mais
ODS 13
Alterações climáticas e seus impactos no Brasil: desafios e soluções
Por Gilberto Natalini - O outono começou no dia 20 de março, mas vale lembrar que em São Paulo as ondas de calor bateram recorde em 2024, o ano mais quente da história, e as projeções indicam que 2025 poderá superar essas temperaturas. Precisamos nos preparar para eventos climáticos extremos, como ondas de calor, que têm se intensificado no Brasil e no mundo, impactando o meio ambiente, a agricultura, a saúde pública e a economia.
Ver mais
ODS 13
Empresas dos EUA aplicam “desaparecimento climático”
Os Estados Unidos inauguraram uma nova modalidade de comunicação ambiental: o climate vanishing. Diferente do greenwashing, a promoção de uma falsa sustentabilidade corporativa, a atual prática é sumir com as menções sobre mudanças climáticas nos canais das empresas.
Ver mais
ODS 13
Os Niños não estão mais para brincadeira
𝗘𝗱𝘀𝗼𝗻 𝗖𝗮𝗽𝗼𝗮𝗻𝗼 - Eu estava na aula de Geografia da escola quando ouvi falar pela primeira vez do fenômeno El Niño. Naquele momento, ainda criança, imaginava uma entidade da natureza que fazia chover, como um Curupira do clima.