Envolverde – 20 anos de Jornalismo Ambiental
Desde 1998 a equipe da Envolverde vem oferecendo jornalismo ambiental e de sustentabilidade com independência e qualidade. Fizemos a opção por um trabalho que dá visibilidade e voz às melhores práticas em gestão socioambiental de empresas, organizações sociais e governos. Nosso trabalho é publicado no site www.envolverde.com.br que entrou no ar em 8 de janeiro de 1998.
Nestes 20 anos ajudamos a formar muitos profissionais que hoje levam a pauta ambiental para diversas outras mídias, realizamos parcerias e produzimos conteúdos de qualidade para diversas outras mídias e organizações, além de criarmos novos espaços de diálogos e debates.
Realizações e Diálogos
CBJA – A Envolverde, em parceria com a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) realizou, desde 2005, seis edições do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA), uma iniciativa para a capacitação de profissionais e fortalecimento da informação ambiental no Brasil. A próxima edição será em agosto de 2019.
Diálogos Capitais – Em parceria com a revista Carta Capital, a Envolverde realizou diversos eventos da série “Diálogos Capitais”. Os temas abordados foram os mais variados possíveis, como Amazônia, Educação, Energia & Clima, e também uma série especial sobre os dilemas das “Metrópoles Brasileiras”.
Envolverde Convida – Em Parceria com a Unibes Cultural, em São Paulo, a Envolverde realiza mensalmente a série “Envolverde Convida”, que busca oferecer voz a diversos atores da nova economia e do enfrentamento aos principais dilemas sociais e ambientais do nosso tempo.
Produção e Gestão do Conhecimento
Ao longo dessa trajetória foram produzidas diversas publicações de referência sobre temas relevantes do cenário ambiental e da sustentabilidade:
Cadernos Walmart Brasil – Estudos sobre Amazônia, Cadeias de Valor, Embalagens, Indústria da Pesca, Mulher, Cadeia da Carne e outros serviram como subsídios para a adoção de políticas de sustentabilidade pela maior rede varejista do mundo.
Cartilhas SEBRAE de Sustentabilidade – Produzidas para o Centro SEBRAE de Sustentabilidade a série de cartilhas sobre diversos temas da sustentabilidade para pequenas empresas formaram a base para o trabalho de formação e capacitação de consultores do SEBRAE nos mais variados temas.
Menos Perda, Mais Água – A Envolverde produziu a publicação de referência para o Movimento Menos Perda Mais Água, encabeçado pela BRASKEM e pela SANASA, para a trabalhar a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público de água potável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Para facilitar a compreensão do que sejam os ODS a equipe de jornalistas da Envolverde adotou cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como indexadores de seus conteúdos. Cada texto, reportagem ou artigo é identificado com seu objetivo correspondente.
Premiações e Reconhecimentos
Prêmio Ethos de Jornalismo – Oferecido pelo Instituto Ethos, organização que se dedica ao fortalecimento da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Empresarial. A Envolverde foi agraciada em 2006 e 2008.
Jornalista Amigo da Infância – a Agência Nacional dos direitos da Infância (ANDI) oferece aos jornalistas que de alguma forma são comprometidos com as causas da infância e da Juventude em seu trabalho cotidiano. O diretor da Envolverde, Dal Marconde, recebeu essa honraria em 2007.
Prêmio Ponto de Mídia Livre – Reconhecimento oferecido pelo Ministério da Cultura para meios de comunicação independentes que trabalham pautas de interesse social, cultural e ambiental. A Envolverde foi contemplada em 2010.
Prêmio Especialista – Premiação oferecida pela Revista Negócios da Comunicação, que premiou o editor Dal Marcondes e a Envolverde como especialistas na cobertura jornalística de sustentabilidade e Saneamento Básico nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017.
Estes são apenas alguns exemplos de trabalhos de alta relevância realizados pela Envolverde!
O Jornalismo Ambiental Independente ajuda a sociedade em busca da qualidade de vida, da democracia e do bom ambiente de negócios, com a construção de marcas mais sustentáveis e uma sociedade mais humana!
Fale Conosco
Dal Marcondes – [email protected]
Ana Maria Vasconcellos – [email protected]
Telefone: (11) 945 327 415