REDD+ significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, bem como manejo florestal e enriquecimento de estoques de carbono. É um mecanismo de captação de recursos para a conservação de florestas tropicais. Já existem várias experiências de aplicação de recursos de REDD+ em projetos na Amazônia, conduzidos por organizações não-governamentais, empresas e governos estaduais que demonstram como é possível criar uma economia da floresta, em benefício das comunidades locais. “Esse é um grande círculo virtuoso: o empoderamento das organizações de base comunitária, o acesso à educação e à saúde e o desenvolvimento de alternativas de geração de renda sustentáveis (sistemas agroflorestais, comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros) criam um movimento contra o desmatamento. Os recursos de REDD+, investidos com base em processos participativos, trazem melhorias para a qualidade de vida e fazem com que a floresta tenha mais valor em pé do que derrubada; é uma recompensa pelos serviços ambientais da floresta”, explica Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - Proposta brasileira na COP 23 aponta REDD+ para proteção de florestas
ODS 15
Pantanal pode perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade
Nesta segunda-feira (18.11), o Instituto SOS Pantanal subscreveu e endereçou uma carta ao Diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (a agência especial da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura), o arquiteto camaronês Lazare Eloundou Assomo, e também ao Diretor do Programa do Patrimônio Mundial da IUCN (União Internacional Para a Conservação da Natureza), o geólogo britânico Tim Badman.
ODS 15
Brasil queimou uma área do tamanho do Tocantins de janeiro a outubro de 2024
Entre janeiro e outubro de 2024, o Brasil queimou um Tocantins inteiro. Foram 27,6 milhões de hectares, uma área 119% maior do que o total queimado no mesmo período do ano passado. Foram 15 milhões de hectares a mais, na comparação com 2023 – mais que todo o Ceará. Os dados são do Monitor do […]
ODS 15
WWF-Brasil lança curta documental sobre o ponto de não retorno da Amazônia
Apesar da queda nas taxas de desmatamento, a Amazônia continua a apresentar um patamar elevado de destruição e se aproxima do que os cientistas chamam de “ponto de não retorno”. Para evidenciar a gravidade e a urgência dessa situação, o WWF-Brasil ouviu cientistas, indígenas e coletores de sementes que vivem no bioma e produziu o curta […]
ODS 15
Emissões do Brasil têm maior queda em 15 anos
Derrubada da taxa de desmatamento na Amazônia em 2023 causou redução de 12% na poluição climática, a maior desde 2009, mas outros setores tiveram alta preocupante.
ODS 15
COP 16 da Biodiversidade: a urgência em adiar o fim do mundo
A 16ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, conhecida como COP 16, aconteceu em Cali, na Colômbia, entre 21 de outubro e 1° de novembro, com um propósito essencial: definir estratégias globais para proteger a biodiversidade e restaurar ecossistemas. Nesta conferência, que reúne cerca de 14 mil participantes entre governos, ONGs e representantes da sociedade civil, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que: “A natureza é vida. E, no entanto, estamos em guerra contra ela. Uma guerra em que não pode haver vencedor.” A fala expõe a urgência do evento, que tem o objetivo de criar um consenso para adiar o colapso ecológico e mitigar a perda da natureza que ameaça o equilíbrio planetário.
ODS 15
Parque Paleontológico de Itaboraí avança com 65 mil mudas plantadas
Agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) realizaram, nesta segunda-feira (04/11), uma vistoria na área de reflorestamento do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI), no distrito de Cabuçu. O trabalho acontece em uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e a SEAS, que tem como objetivo monitorar o reflorestamento de toda a área que abrange o Parque, contribuindo para a normalização do ecossistema.