Os pesquisadores do projeto Tatu-Canastra (realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e The Royal Zoological Society of Scotland) registraram com armadilhas fotográficas pela primeira vez o aparecimento de tatu-canastra na Reserva Cisalpina, no Mato Grosso do Sul. O registro foi considerado raro, já que existiam somente relatos orais e não imagens da espécie na reserva ambiental, a maior do leste do estado e que faz parte de uma importante área do corredor de biodiversidade tri-nacional do Rio Paraná, de extrema importância para a conservação da fauna. Os pesquisadores contabilizaram três tatus-canastra fêmeas na reserva, por meio de registros de armadilhas fotográficas. Além disso, também encontraram 30 tocas atribuídas a escavações de tatus-canastra, que é considerado “engenheiro do ecossistema”, pois suas tocas são usadas por diversas outras espécies como abrigo e conforto térmico. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - Registro raro de tatus-canastra no Mato Grosso do Sul
Ver mais
ODS 15
É preciso confiar na semente guardada no silêncio da terra
Estamos no outono no Hemisfério Sul, mas, na Amazônia, vivemos o fim do inverno. O outono é a travessia iniciada pelo equinócio de março, entre os dias 20 e 21, quando o Sol voltou a iluminar diretamente o Equador.
Ver mais
ODS 15
Ecologia das plantas sagradas
𝗦𝗮𝗺𝘆𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - 28 de abril, é o Dia Nacional da Caatinga, o bioma predominante no nordeste brasileiro. Apesar do clima típico do semi-árido, e das secas severas, o bioma apresenta uma rica biodiversidade, exemplo de resiliência.
Ver mais
ODS 15
Pupy deixou seu recinto no Ecoparque Porteño e se mudou para o santuário de elefantes no Brasil
Pupy, está em viagem para a liberdade, a elefanta que durante anos foi tristemente uma figura icônica do Ecoparque Porteño, iniciou uma jornada rumo ao seu novo lar: o Santuário de Elefantes do Brasil.
Ver mais
ODS 15
UFOPA mapeia 619 árvores em seu campus com potencial para parque urbano
𝗽𝗼𝗿 𝗣𝗮𝘁𝗿í𝗰𝗶𝗮 𝗞𝗮𝗹𝗶𝗹 - Levantamento revela diversidade de espécies e o valor ecológico do campus da UFOPA diante da expansão urbana de Santarém.
Ver mais
ODS 15
Subida do nível do mar compromete o futuro das aves migratórias
Cientistas do Brasil e Portugal alertam que a transgressão marinha e a compactação de planícies de maré no Amapá reduzem o alimento para aves migratórias, aumentando seu risco de extinção.
Ver mais
ODS 15
Brasil tem 3.943 minas abandonadas e sem recuperação ambiental e social
Enquanto se projeta um boom de investimentos para a exploração de minerais estratégicos, novo estudo do Instituto Escolhas revela que o setor mineral ainda falha em sua obrigação de recuperar as áreas dos empreendimentos.