A Fundação SOS Mata Atlântica participa da 23ª Conferência das Partes de Mudanças Climáticas, em Bonn, na Alemanha, para apresentar o seu trabalho de restauração florestal, no Brasil. Em 30 anos de história, a Fundação SOS Mata Atlântica já viabilizou o plantio de 40 milhões de mudas nativas, em cerca de 550 municípios de nove estados do bioma. “Esse espaço que teremos na COP é uma ótima oportunidade para mostrar que é preciso recuperar os 12,4% de floresta original que restam da Mata Atlântica, onde vivem 72% da população brasileira, em 17 estados”, diz Mario Mantovani. O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil é um bom exemplo do trabalho de recuperação florestal da ONG. A antiga fazenda de café, localizada em Itu, interior de São Paulo, tinha 49 hectares de floresta em 2007 e, hoje, conta com 386 hectares restaurados. O Centro completa 10 anos neste mês e comemora o retorno de duas nascentes de água, a volta de animais raros, além do aumento de 156,7% no número de espécies de aves avistadas no local. Além disso, o local possui um viveiro com capacidade para produzir em torno de 700 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - SOS Mata Atlântica apresenta trabalho de restauração florestal na COP23
ODS 15
Pantanal pode perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade
Nesta segunda-feira (18.11), o Instituto SOS Pantanal subscreveu e endereçou uma carta ao Diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (a agência especial da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura), o arquiteto camaronês Lazare Eloundou Assomo, e também ao Diretor do Programa do Patrimônio Mundial da IUCN (União Internacional Para a Conservação da Natureza), o geólogo britânico Tim Badman.
ODS 15
Brasil queimou uma área do tamanho do Tocantins de janeiro a outubro de 2024
Entre janeiro e outubro de 2024, o Brasil queimou um Tocantins inteiro. Foram 27,6 milhões de hectares, uma área 119% maior do que o total queimado no mesmo período do ano passado. Foram 15 milhões de hectares a mais, na comparação com 2023 – mais que todo o Ceará. Os dados são do Monitor do […]
ODS 15
WWF-Brasil lança curta documental sobre o ponto de não retorno da Amazônia
Apesar da queda nas taxas de desmatamento, a Amazônia continua a apresentar um patamar elevado de destruição e se aproxima do que os cientistas chamam de “ponto de não retorno”. Para evidenciar a gravidade e a urgência dessa situação, o WWF-Brasil ouviu cientistas, indígenas e coletores de sementes que vivem no bioma e produziu o curta […]
ODS 15
Emissões do Brasil têm maior queda em 15 anos
Derrubada da taxa de desmatamento na Amazônia em 2023 causou redução de 12% na poluição climática, a maior desde 2009, mas outros setores tiveram alta preocupante.
ODS 15
COP 16 da Biodiversidade: a urgência em adiar o fim do mundo
A 16ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, conhecida como COP 16, aconteceu em Cali, na Colômbia, entre 21 de outubro e 1° de novembro, com um propósito essencial: definir estratégias globais para proteger a biodiversidade e restaurar ecossistemas. Nesta conferência, que reúne cerca de 14 mil participantes entre governos, ONGs e representantes da sociedade civil, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que: “A natureza é vida. E, no entanto, estamos em guerra contra ela. Uma guerra em que não pode haver vencedor.” A fala expõe a urgência do evento, que tem o objetivo de criar um consenso para adiar o colapso ecológico e mitigar a perda da natureza que ameaça o equilíbrio planetário.
ODS 15
Parque Paleontológico de Itaboraí avança com 65 mil mudas plantadas
Agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) realizaram, nesta segunda-feira (04/11), uma vistoria na área de reflorestamento do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI), no distrito de Cabuçu. O trabalho acontece em uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e a SEAS, que tem como objetivo monitorar o reflorestamento de toda a área que abrange o Parque, contribuindo para a normalização do ecossistema.