O Relatório sobre Clima Emocional realizado pela Latam Intersect PR identifica o medo como a emoção mais presente entre as pessoas quando o tema é relacionado a questões ambientais.
Se pudéssemos definir o ano que passou por uma única emoção, qual seria? O mais recente Relatório de Clima Emocional (ECR, em inglês) da Latam Intersect PR está fazendo exatamente isso: analisando dados públicos usando a tecnologia Associative HyperSearch™ desenvolvida pela Delta Analytics BV para avaliar e comparar as emoções online em torno de uma questão específica – neste caso, o meio ambiente. O ECR analisou nove emoções principais expressas em torno deste único tópico ao longo do ano de 2023 para produzir um recorte único da temperatura emocional do país e descobrir qual foi a “emoção do ano” nas conversas públicas e aquelas extraídas de uma média de 30 dias na mídia.
Tanto para conversas públicas on-line (Web) quanto para a média de notícias de 30 dias sobre o tema meio ambiente no Brasil no ano passado, o ECR da Latam Intersect PR descobriu que o medo foi a emoção do ano mais expressada, com 30,1% do total entre nove emoções principais em conversas online e 30,5% entre essas mesmas emoções na mídia.
No entanto, ao comparar as emoções refletidas nas conversas online com as dos meios de comunicação durante cada trimestre do ano, surge uma imagem com mais nuances. Os recortes do ano e dos trimestres mostram:
Ano de 2023
Tanto nas conversas na Web (públicas) como na média das notícias de 30 dias, o medo ocupou o primeiro lugar no clima emocional do ano quando o assunto foi o meio ambiente; já a expectativa ocupou o segundo lugar nas conversas online; a surpresa ficou um pouco atrás, como a segunda emoção mais registrada nas notícias.
1º trimestre (1º de janeiro a 31 de março)
No primeiro trimestre do ano, o novo governo Lula nomeou a respeitada ambientalista Marina Silva como ministra do Meio Ambiente, ao mesmo tempo em que declarou a meta de desmatamento zero até 2030. Embora o medo ainda fosse a emoção predominante registrada nas conversas online, vale a pena notar que as emoções positivas de expectativa, surpresa e felicidade tiveram uma pontuação elevada. Ou seja, a mídia registrou mais expectativa do que medo no início do ano, além de pontuações altas de felicidade e surpresa.
2º trimestre (1º de abril a 30 de junho)
No segundo trimestre do ano, o governo promoveu o Dia Mundial do Meio Ambiente e 52% dos brasileiros disseram estar ‘muito preocupados’ com a natureza. O medo continuou a ser a emoção mais frequentemente registrada nas conversas online. A felicidade também aumentou ligeiramente entre as emoções registradas na mídia.
Terceiro trimestre (1º de julho a 30 de setembro)
No meio do ano, o Brasil sediou uma conferência regional sobre a proteção da Amazônia, ao mesmo tempo em que registrou uma redução histórica de 66% no desmatamento. No entanto, pela primeira vez no ano, o medo tornou-se a emoção dominante tanto nas conversas na Internet como nos meios de comunicação.
4º trimestre (1º de outubro a 31 de dezembro)
No final do ano, o Brasil foi formalmente convidado para sediar o encontro climático COP 30, e os meios de comunicação relataram uma sensação de alívio pelo fato de o governo brasileiro estar retomando a responsabilidade pela proteção ambiental. Com 33,5% o medo atingiu o seu nível mais elevado entre as conversas online, enquanto as notícias foram dominadas pela expectativa, surpresa e felicidade – e com o medo na sua porcentagem mais baixa na mídia, de apenas 16,4%. Isso poderia sinalizar que 2024 poderá ter menos medo e mais emoções positivas se o governo brasileiro continuar a cumprir suas promessas ambientais, ou as notícias estão simplesmente divergindo das conversas reais que as pessoas estão tendo?
Sobre a Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)
A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.
Sobre a LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina.’’Intersect’ refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.