ODS17

Huawei anuncia parcerias de cooperação para inclusão social e digital

Projetos para a preservação do meio ambiente e inclusão digital e social do Brasil serão realizados em parceria com IUCN e UNESCO

A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, celebrou, nesta terça-feira, 05 de setembro, os 25 anos de atuação da empresa no Brasil. Durante o evento, foram anunciadas as parcerias de cooperação com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (o “Conselhão”), com a International Union for the Conservation of Nature (IUCN) e com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para o desenvolvimento de projetos de inclusão social, digital e preservação do meio ambiente.

Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina. Créditos: Alisson Rodrigues Neves/Divulgação Huawei

Desde 2019, a Huawei possui uma iniciativa global para promover a inclusão digital a longo prazo, o Tech4All. Em convergência com a visão e a missão da empresa, bem como alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), esse programa busca possibilitar um mundo digital inclusivo e sustentável.

Para Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina, “Essas parcerias fazem parte do compromisso da Huawei com o Brasil. A Huawei sempre trabalhou para o desenvolvimento social e digital do país, e o Tech4All está alinhado com o objetivo de um futuro conectado, inteligente e sustentável”.

A Huawei anunciou a intenção de assinar um acordo de cooperação com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (o “Conselhão”), representado no evento pelo Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Paulo Pereira, que contempla a cooperação da Huawei em projetos de inclusão social, digital e proteção ambiental.

No dia 5 de setembro de 2023, a sede da Huawei e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) assinaram, em Paris, um acordo de cooperação global para a realização da segunda fase do projeto Open School no Brasil. Esse projeto visa construir sistemas escolares resilientes a crises, habilitados pela tecnologia, que tornarão o programa de educação escolar abrangente e acessível nas escolas, nas casas e em outros lugares, para garantir a continuidade e qualidade do ensino, independentemente de situações normais ou de crise.

Além disso, a sede da Huawei e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) darão continuidade à segunda fase da parceria Tech4Nature com base em sua bem-sucedida cooperação da fase 1. O Tech4Nature é um projeto global da Huawei que tem como objetivo aumentar o sucesso na conservação da natureza por meio da inovação tecnológica digital. O Brasil será um dos países que fará parte da fase 2 do Tech4Nature. De acordo com Rulli: “A Huawei replicará um projeto com a IUCN na região Norte do Brasil, na costa leste da Ilha do Marajó, para a preservação ambiental e inclusão social e digital”.

A Huawei está há 25 anos no Brasil contribuindo com o desenvolvimento social do país. A execução dos projetos tem previsão de início para 2024.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

(Envolverde)