ODS17

Projeto lançado na COP28 irá avaliar benefícios e custos da agricultura regenerativa

Estudo irá investigar a fundo a inter-relação entre agricultura e preservação de vegetação natural dentro dos biomas da Amazônia e do Cerrado

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), junto ao Woodwell Climate Research Center, com o apoio financeiro da empresa Bayer, anunciaram no sábado (9), na COP28 em Dubai, um inovador projeto de pesquisa, com duração de cinco anos, para investigar a fundo a inter-relação entre agricultura e preservação de vegetação natural dentro dos biomas da Amazônia e do Cerrado, entender o impacto em relação às condições climáticas locais e a conexão destes fatores com a estabilidade da produção agrícola. A parceria prevê um investimento de R$ 9,9 milhões da companhia alemã.

O lançamento do GALO (Global Assessment from Local Observations) foi feito durante a o painel: Ciência para adaptar a agricultura para um clima em mudança: o papel da agricultura regenerativa tropical, no Espaço Woodwell da Conferência.

Durante o período de estudo, pesquisadores combinarão dados de clima, disponibilidade e qualidade da água, estoques de carbono e distribuição da biodiversidade obtidos por sensoriamento remoto e observações de campo, na Amazônia e no Cerrado, além de uma análise econômica dos serviços prestados pelo meio ambiente à agricultura, avaliando a implicação das decisões de abertura de novas áreas sobre a viabilidade da atividade agrícola em médio e longo prazo.

Um dos objetivos do estudo é propor modelos agrícolas alternativos e estratégias de uso da terra e da água que contribuam para estabilidade do clima na região Amazônica-Cerrado. “A ideia é identificar paisagens sustentáveis que produzam mais água – e de qualidade – sequestrem mais carbono, regulem o clima e protejam a biodiversidade. Dessa forma, poderemos avaliar quanto custa para o produtor fazer a transição de uma agricultura convencional para a agricultura regenerativa, que prioriza a saúde do solo”, afirma Ludmilla Rattis, pesquisadora do IPAM e do Woodwell.

Rattan Lal, professor da Universidade do Ohio, reforçou durante o painel a necessidade de produzir mais nas áreas que já foram abertas. “Com o crescente aumento da população e os diversos efeitos causados pelas mudanças climáticas, é preciso que utilizem os recursos já disponíveis de forma mais eficiente. Otimizar o uso da terra e da água, produzir mais com menos.”

Para a Bayer, parcerias como essa têm um papel crucial para ajudar as soluções de agricultura regenerativa a ganharem escala no país. “Esperamos aperfeiçoar os sistemas de manejo agronômico, incorporando os resultados da pesquisa em recomendações para agricultores”, afirma Carolina Graça, diretora de Sustentabilidade da Divisão Agrícola da Bayer para a América Latina.

Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.

Sobre o IPAM
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia e do Cerrado, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

Sobre o Woodwell
O Woodwell Climate Research Center conduz a ciência para soluções no nexo entre o clima, as pessoas e a natureza. O instituto estabelece parcerias com líderes e comunidades para obter um impacto justo e significativo para enfrentar a crise climática. Desde 1985 o Woodwell combina experiência prática e impacto político para identificar e apoiar soluções à escala da sociedade que podem ser postas em prática imediatamente.

(Envolverde)