Ainda que não seja um hábito entre os brasileiros, o consumo de algumas espécies de plantas comestíveis vem conquistando novos adeptos. Elas são chamadas de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e algumas, inclusive, já fazem parte dos ingredientes de pratos elaborados por chefs brasileiros estrelados. Publicado em 2014, o livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil” (editora Instituto Plantarum), do Biólogo Valdely Ferreira Kinnup, cita 351 espécies presentes no país que podem ser utilizadas em diversas receitas culinárias, cruas ou refogadas. Beldroega, ora-pro-nóbis, capuchinha, murici, moringa, caruru e serralha estão na lista de exemplos de PANCs. Porém, dependendo da região, algumas até podem ser comumente utilizadas na culinária local, não sendo mais consideradas como não convencionais. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS2
ODS2
ODS2 - Cresce interesse por Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
ODS 2
Insegurança alimentar em Mariana: os efeitos do rompimento da barragem
Por Raquel Betti – O rompimento da barragem do Fundão em Mariana/MG, ocorrido no ano de 2015, é certamente um dos maiores desastres ambientais que marcam a história brasileira e do mundo. O colapso da estrutura que armazenava os rejeitos do minério de ferro fez com que extravasasse do reservatório 60 (sessenta) milhões de metros cúbicos […]
ODS 2
"Prato Cheio de Florestas": Oficinas de Culinária Vegetal no Sesc Bom Retiro
Projeto une cultura alimentar e sustentabilidade, conectando os sabores das florestas brasileiras.
ODS 2
Qual a importância das abelhas para a economia?
A polinização é um processo que influencia na reprodução de mais de 75% das culturas alimentares globais e 85% das plantas com flores.
ODS 2
Pesquisa revela que 91% dos brasileiros têm percepção positiva sobre alimentação sustentável
A 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, conduzida pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, revela que os brasileiros possuem a maior percepção positiva em relação à alimentação sustentável no mundo.
ODS 2
Erradicar a fome no Brasil exige reduzir o desperdício de alimentos
O grande desperdício de alimentos, enquanto milhões de pessoas passam fome, reflete o desequilíbrio do sistema alimentar no Brasil, que diversas iniciativas públicas e privadas tentam corrigir.
ODS 2
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – Mario Lubetkin
Para falar do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Mario Lubetkin, subdiretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Lubetkin destacou que esse ODS é um dos principais objetivos da agenda das Nações Unidas para 2030, já que não existe desenvolvimento de […]