Combater a fome exige lutar contra as mudanças climáticas e prevenir conflitos, defendeu o papa Francisco neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Em cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, o líder da Igreja Católica descreveu como “infeliz” a decisão de alguns países de se retirar do Acordo de Paris. O papa alerta que a fome voltou a aumentar, afetando 815 milhões de pessoas em 2016. O número representa uma alta de mais de 38 milhões de indivíduos na comparação com 2015. O crescimento, segundo as Nações Unidas, foi causado pela proliferação de conflitos e de eventos climáticos extremos — ambos os tipos de fenômenos associados também a deslocamentos populacionais. “Está claro que as guerras e as mudanças climáticas são algumas das causas da fome. Logo, não apresentemos a fome como se se tratasse de uma doença incurável”, afirmou Francisco em pronunciamento na FAO. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS2
ODS2
ODS2 - Papa Francisco pede ação contra mudanças climáticas e as guerras
ODS 2
Insegurança alimentar em Mariana: os efeitos do rompimento da barragem
Por Raquel Betti – O rompimento da barragem do Fundão em Mariana/MG, ocorrido no ano de 2015, é certamente um dos maiores desastres ambientais que marcam a história brasileira e do mundo. O colapso da estrutura que armazenava os rejeitos do minério de ferro fez com que extravasasse do reservatório 60 (sessenta) milhões de metros cúbicos […]
ODS 2
"Prato Cheio de Florestas": Oficinas de Culinária Vegetal no Sesc Bom Retiro
Projeto une cultura alimentar e sustentabilidade, conectando os sabores das florestas brasileiras.
ODS 2
Qual a importância das abelhas para a economia?
A polinização é um processo que influencia na reprodução de mais de 75% das culturas alimentares globais e 85% das plantas com flores.
ODS 2
Pesquisa revela que 91% dos brasileiros têm percepção positiva sobre alimentação sustentável
A 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer 2024, conduzida pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, revela que os brasileiros possuem a maior percepção positiva em relação à alimentação sustentável no mundo.
ODS 2
Erradicar a fome no Brasil exige reduzir o desperdício de alimentos
O grande desperdício de alimentos, enquanto milhões de pessoas passam fome, reflete o desequilíbrio do sistema alimentar no Brasil, que diversas iniciativas públicas e privadas tentam corrigir.
ODS 2
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – Mario Lubetkin
Para falar do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Mario Lubetkin, subdiretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Lubetkin destacou que esse ODS é um dos principais objetivos da agenda das Nações Unidas para 2030, já que não existe desenvolvimento de […]