ISLAMABAD, 24 de outubro de 2018 (WAM) – No Dia Mundial da Pólio, marcado em 24 de outubro, a Dra. Nima Saeed Abid, chefe do Escritório da Organização Mundial da Saúde no Paquistão, agradeceu aos Emirados Árabes Unidos (EAU) por sua contribuição nos esforços do Paquistão para erradicar a pólio.
Graças ao apoio da campanha de pólio da Emirates administrada pelo UAE Pakistan Assistance Programme (UAE-PAP), dezenas de milhões de crianças foram vacinadas contra a pólio desde o lançamento da campanha Emirates Polio em 2014.
Somente em 2017, mais de 12,8 milhões de crianças das áreas de alto risco do Paquistão se beneficiaram da assistência dos EAU através da administração de cerca de 96 milhões de casos de pólio. Entre janeiro e setembro de 2018, com a ajuda dos EAU, mais de 92 milhões de casos de poliomielite foram dados a cerca de 13,5 milhões de crianças no Paquistão.
O Paquistão continua sendo um dos três únicos países do mundo onde a poliomielite continua a circular, ao lado do Afeganistão e da Nigéria. O país registrou uma queda geral de 97% nos casos de poliovírus selvagem desde 2014 – os casos caíram de 306 para 54 em 2015, 20 em 2016 e apenas oito em 2017. Até agora, neste ano, seis casos foram registrados no Paquistão.
Dr. Abid reconheceu que o generoso apoio dos EAU contribuiu positivamente para o progresso do Paquistão nos esforços para erradicar a pólio desde 2014. Ele estendeu sua mais profunda gratidão aos Emirados Árabes Unidos e ao presidente Xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan; e o xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, por seu compromisso inabalável com as campanhas de erradicação da poliomielite no Paquistão.
A campanha do Sheikh Mohamed Bin Zayed em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates forneceu uma contribuição conjunta de US $ 107 milhões entre 2014 e 2018 para melhorar as lacunas de imunidade através de uma série de campanhas de imunização bem planejadas e de alta qualidade nos distritos de maior risco, Balochistan, Khyber Pakhtunkhwa, FATA e Sindh.
O Dr. Abid disse que os Emirados Árabes Unidos são um dos inúmeros parceiros que desempenharam um papel vital no progresso do Paquistão na situação da poliomielite ao longo dos anos. “Com este apoio ao Paquistão, estou confiante de que o país em breve alcançará a meta de acabar com a pólio de uma vez por todas.”
No Dia Mundial da Pólio, o mundo presta homenagem a todos os parceiros que contribuíram para os esforços globais para erradicar a pólio, inclusive doadores, parceiros, funcionários do programa, funcionários e voluntários da linha de frente da pólio e pessoal de segurança. (#Envolverde)