Leno Silva, especial para a Envolverde –
Reencontrei uma amiga de longa data. Éramos vizinhos e estudamos no Grupo Escolar Artur Sabóia, na Vila Vera, Subdistrito do Ipiranga.
Em uma hora de conversa repassamos os mais de 50 anos de vida e as lembranças daquele bairro que nos acolheu muito bem nos anos 1960.
Fiquei sabendo que a serraria que ocupava quase um quarteirão, hoje abriga um conjunto de prédios residenciais e que, segundo ela, é um horror e se parece com um pombal. O antigo açougue da Rua Santo Albano deu lugar ao depósito de materiais de construção que pertence ao neto do dono do imóvel, e os sobradinhos empreendidos pelo “alemão” permanecem lá, preservados.
Ela me emocionou ao recordar do seu Jorge, o peixeiro nosso de cada dia. No início ele percorria as ruas de terra numa charrete, mas depois, não sei por que, passou a circular a pé com a mercadoria numa sacola e a balança à tira colo. Pescadas, sardinhas e manjubas eram as opções mais vendidas e populares naqueles primeiros anos da minha residência em São Paulo.
Nos reconectamos graças ao Facebook, mas somos de um tempo em que a rede social era a amizade sincera que estabelecíamos com os amigos da escola e as famílias da vizinhança. Falamos com carinho do passado, certos de que foi bom, mas nada melhor do que viver o presente, agora! Por aqui, fico. Até a próxima.