ODS5

Itaú Unibanco assina acordo de compromisso com a ONU para empoderamento das mulheres e incentivo à equidade de gênero

O Itaú Unibanco aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, em inglês) propostos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. O compromisso representa um posicionamento e um comprometimento formal do Itaú Unibanco em atuar pela promoção da equidade de gênero, um dos princípios do Pacto Global da ONU.

Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco

“Com a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU, estamos dando um passo importante em direção à diversidade de gênero no Itaú Unibanco.  O pacto é mais um comprometimento nosso para garantir a igualdade de oportunidades para mulheres na organização e na sociedade”, afirma Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco. “Atualmente, as mulheres representam 60% de todo o quadro de colaboradores do banco, mas ainda temos desafios quando olhamos essa proporção em cada nível hierárquico. Por isso, temos imprimido esforços constantes em todo o banco, inclusive com o envolvimento da nossa alta administração.  A diversidade está presente em nossa cultura e em nossos valores e acreditamos que estamos no caminho certo”, conclui a executiva.

O Itaú Unibanco tem colocado em prática uma série de iniciativas com a finalidade de incentivar a diversidade na instituição para a valorização da mulher na organização. A discussão tem permeado diversas áreas do banco, ampliando a agenda com a participação em fóruns sobre inclusão de gênero, além de assinaturas de compromissos formais como o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, Movimento Mulher 360º, a representação no Conselho da Global Banking Alliance for Women (GBA) e o apoio às iniciativas promovidas pela Rede Mulher Empreendedora.

A instituição tem mirado, também, no engajamento da liderança, por meio da inclusão do tema em comitês, seminários e workshop, além de atuar na sensibilização da organização com a promoção de diálogos institucionais fomentando a discussão para novas políticas e em campanhas internas voltadas aos temas diversidade e empoderamento feminino.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres proposto pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas:

  • Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
  • Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  • Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
  • Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
  • Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
  • Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
  • Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

A ONU Mulheres é a nova liderança global em prol das mulheres e meninas. A sua criação, em 2010, foi aplaudida no mundo todo e proporciona a oportunidade histórica de um rápido progresso para as mulheres e as sociedades. A ONU Mulheres trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e de que a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. (#Envolverde)