ODS5

Semana Global de Empreendedorismo debate o papel da mulher transformadora no mundo dos negócios

Senac São Paulo participa da 11ª edição de evento mundial com mais de 150  atividades gratuitas em unidades da rede no Estado, no mês de novembro

Com intuito de destacar histórias de sucesso de mulheres inspiradoras e que transformam a sociedade no mundo dos negócios, o Senac São Paulo participa da 11ª edição da Semana Global de Empreendedorismo, que reúne milhares de organizações em mais de 125 países para debater a importância do assunto no âmbito do desenvolvimento econômico e social.

A partir do tema O Papel da Mulher na Atualidade, a instituição vai oferecer uma extensa programação de atividades gratuitas no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e em mais 28 unidades do Estado durante o mês de novembro. A ação mundial é promovida pela Endeavor que está no Brasil desde 2000 e hoje opera em oito estados em território nacional.

Para Valquiria Monte Cassiano Rizzo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo, este é um evento importante porque incentiva a promoção da cultura empreendedora em diversos locais onde a instituição atua. “O Senac será ponto de encontro para discussões e reflexões sobre o tema. Nosso objetivo é capacitar, inspirar e conectar pessoas para que fomentem o empreendedorismo no Brasil”, afirma.

Na capital, o Senac Itaquera vai receber a youtuber Ana Paula Xongani, que é sócia-fundadora e estilista da empresa que leva seu sobrenome. A palestra Os Desafios do Empreendedorismo Negro no Brasil será dia 6 de novembro, das 19h30 às 21 horas. A influenciadora recebeu em 2015 o Prêmio Empregue Afro, instituição que reconhece a contribuição de empreendedores na valorização da diversidade étnico racial no Brasil.

Em 7 de novembro, das 19 às 21 horas, a unidade Lapa Scipião realizará a mesa-redonda Mulheres que fazem acontecer e transformam a sociedade. A ação terá a participação de Juliana Glasser (empresa Carambola) e Viviane Duarte (programa Plano de Menina) e, que vão contar sua trajetória de vida e sobre seus negócios de impacto social. Elas também darão dicas que possam inspirar outras pessoas a empreender. O bate-papo será mediado pela jornalista e consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski.

No dia 30 de novembro, das 19h30 às 21h30, haverá uma roda de conversa sobre Mulheres Empreendedoras, no Senac Aclimação. Mediada por Izete Malaquias da Silva, representante de inclusão e sustentabilidade, Jessica Pereira, empreendedora com síndrome de down, do Bellatucci Café, eSueli Szterling, do Espaço Kurma, conversam sobre empreendedorismo e inclusão em várias áreas de atuação.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac em www.sp.senac.br/semanaglobal e escolha a unidade de sua preferência.

Atitude empreendedora

Para estimular a cultura de empreendedorismo e investir nesta experiência em salas de aulas, o Senac São Paulo criou uma competição interna que premia os melhores projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos (presenciais e a distância), do Programa de Educação para o Trabalho e do Programa Senac de Aprendizagem. Trata-se do Empreenda – Senac, que chega em sua 11ª edição, a ser realizada no dia 8 de novembro, das 19h30 às 22 horas no Centro Universitário – Santo Amaro. No ano passado, o evento envolveu mais de cinco mil alunos e recebeu 1.713 projetos, sendo 12 premiados pelo seu empreendedorismo e inovação.

Essas iniciativas apresentam novos formatos de negócios que conversam com demandas de mercado cada vez mais urgentes. É o caso do projeto Go Sola, vencedor do Empreenda! (2016). As ex-alunas Ana Gabriela Sotero Machado e Giovana Pardo Razeira se destacaram na categoria pós-graduação, com um plano de negócios para o aplicativo Go Sola.

A plataforma tem o intuito de ajudar mulheres que viajam ou desejam conhecer lugares sozinhas a se sentirem mais seguras. A ideia nasceu após duas jovens argentinas, em passeio como mochileiras pelo Equador, serem encontradas mortas na cidade de Montañita.

Segundo Ana, o projeto encontra-se em desenvolvimento. Ela está em busca de parceiros e investidores que apostem nessa ideia. “Acredito no potencial da ferramenta, que deverá conectar mulheres que viajam sozinhas por meio de um mapa interativo e colaborativo em tempo real. No app, cada viajante poderá alertar os perigos que outras mulheres poderão enfrentar em determinados destinos, seja no Brasil ou no exterior”.

Ana ainda dá um conselho para os futuros participantes do Empreenda – Senac. “A competição é uma experiência muito rica. Fiquei orgulhosa pela conquista do primeiro lugar. Aconselho os estudantes que acreditem em seus projetos, pois com determinação e uma equipe empenhada, conseguimos tirar boas ideias do papel”, conclui. Para conferir mais detalhes e outros cases vencedores, acesse: www.sp.senac.br/empreenda.

Empreendedorismo no Senac

No Senac São Paulo, o empreendedorismo é um modo criativo e inovador de pensar e agir com relação a oportunidades para a geração de valor individual e coletivo. Trata-se de um conceito mais amplo do que apenas o de iniciar ou gerir um negócio próprio: é a atitude inovadora do profissional ao agir no seu ambiente, identificar oportunidades e criar iniciativas diferenciadas, como uma nova empresa, uma iniciativa social ou sugerir e operar transformações em uma organização.

Dessa forma, a instituição investe na cultura e na experiência empreendedora dentro de suas salas de aula, fomentando-as também por meio de ações e eventos realizados ao longo do ano. Para conferir o portfólio de cursos da instituição voltados ao empreendedorismo, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/empreendedorismo.

Serviço:

Semana Global de Empreendedorismo

Tema: O Papel da Mulher na Atualidade

Data: Até o dia 30 de novembro

Inscrições: Gratuito

Local: Rede Senac São Paulo

Inscrições e programação: www.sp.senac.br/semanaglobal

(#Envolverde)