Município em situação de escassez hídrica será beneficiado com a economia de 60% do recurso hídrico da fábrica
ODS6
Fábrica da PepsiCo, em Itu, economiza 12 milhões de litros de água
Apesar do início da temporada de chuvas, o Brasil segue enfrentando uma grave crise hídrica, que impactou não só o abastecimento de água das cidades e o aumento dos custos de água e de energia, mas também a geração de energia e as hidrovias em diversas regiões. A questão da gestão de recursos hídricos é um tema cada vez mais latente diante das últimas previsões climáticas, que demonstram que as chuvas da primavera, e até do verão, podem não ser suficientes para normalizar os reservatórios de água e das hidrelétricas do país, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesse cenário, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, está engajada em promover de forma urgente uma gestão eficiente da água em toda sua cadeia produtiva. Em sua fábrica de Itu, por exemplo, região do estado de São Paulo impactada pela estiagem este ano, a companhia implementou um dos sistemas mais modernos do mundo para reuso de água: o MBR. O tratamento inovador já vem economizando 60% dos atuais 12 milhões de litros de água consumidos pela fábrica por mês.
Na prática, deixam de ser gastos 12 milhões de litros de água mensais, ou o equivalente a aproximadamente cinco piscinas olímpicas. Esse volume significativo de água ficará à disposição da população de Itu, sendo essencial para o enfrentamento do cenário hídrico da região.
Para o Prefeito de Itu, Guilherme Gazola, o trabalho da PepsiCo para a redução do uso de água na sua produção fabril é essencial para a comunidade: “Desde 2019 a PepsiCo é um orgulho na questão do reuso da água e tem colaborado com a cidade e com o meio ambiente. A empresa vem caminhando de forma bastante significativa para atingir 100% da capacidade de reuso da água na sua planta de Itu e sabemos que trabalhar pelo meio ambiente hoje é pensar no futuro”, afirmou.
O método de reuso MBR já é utilizado pela PepsiCo com sucesso em cinco plantas da América Central e em uma na América do Norte. A tecnologia utiliza os chamados biorreatores com membranas (o MBR), um sistema biológico completo em que membranas de ultrafiltração fazem parte do processo de digestão de matéria orgânica nos efluentes. Os parâmetros de qualidade da água resultante do processo seguem rigorosamente as normas de potabilidade de água preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Em termos práticos e concretos, a PepsiCo vem definindo metas de economia de água e trabalhando firmemente para superá-las em todas as etapas de sua cadeia de valor, desde o campo até as suas fábricas, em um processo que contempla do agronegócio até o produto final.”, afirmou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos. “Definimos a redução do consumo de água de 25% em relação ao que era consumido em 2015 e essa meta foi já atingida no final de 2018. Agora, continuamos trabalhando para fomentar um impacto socioeconômico positivo nos locais onde atuamos, por essa e pelas próximas gerações, no Brasil e em todo o mundo”, complementou.
Além da economia de água, a PepsiCo também deixará de impactar o sistema público de tratamento de efluentes (de água e esgoto) de Itu, pois os efluentes da fábrica serão tratados na própria planta. “Hoje já temos todas as nossas plantas no Brasil com zero aterro, ou seja, todo o nosso resíduo recebe uma destinação diferente do envio a aterro sanitário – são reciclados ou reutilizados – e queremos chegar também ao impacto hídrico positivo não só no Brasil, mas na PepsiCo em todo o mundo”, pontuou Alexandre.
A preservação dos recursos naturais é fundamental para o planeta e faz parte da estratégia de negócios da PepsiCo globalmente. A companhia acaba de anunciar o lançamento de PepsiCo Positive (pep+), uma transformação de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade no centro de como a empresa cria crescimento e valor, operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Entre as ações que integram essa agenda, está a meta de alcançar globalmente um impacto hídrico positivo até 2030. Assim, a companhia irá devolver para a sociedade mais água do que utiliza em seus processos produtivos, em especial nas regiões de grande escassez hídrica ao redor do mundo. Esse compromisso coloca a companhia entre as empresas de alimentos e bebidas – que operam em bacias hidrográficas de alto risco – mais eficientes em termos de gestão da água. O PepsiCo Positive também atua essencialmente nos pilares de Agricultura Positiva, Cadeia de Valor Positiva e Escolhas Positivas.
Com todas as ações implementadas, o total de água gasta por quilo de alimento produzido pela PepsiCo no Brasil caiu para menos da metade nos últimos cinco anos: de 4,6L (em 2016) para 1,72 litro (em 2021), uma redução de 63%. Na fábrica de Itu, esse número já é de 0,94 litro por quilo de alimento produzido. O resultado representa uma economia de mais de 599 milhões de litros no período de 2015 a 2020.
Junto à PepsiCo Foundation, a PepsiCo Brasil também anunciou em 2021 investimentos com foco no acesso à água para populações em locais de risco hídrico e também pela preservação de aquíferos. Por meio de um investimento social privado, R﹩16,5 milhões no país apoiarão iniciativas de Prosperidade Econômica, Segurança Alimentar e de Acesso à Água, com o objetivo de impactar mais de 2 milhões de pessoas nos próximos dois anos. Nesse último eixo, a companhia desenvolveu parcerias especiais por meio do apoio à Water. org e o Aquafund, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além do Banco do Nordeste, em projetos para o fornecimento de água para 52.000 pessoas no Nordeste do país. Além dessa ação, a PepsiCo mantém um projeto com a Habitat para a Humanidade para a instalação de estações de lavagem de mãos, reconstrução de banheiros, caixas d’água e outras melhorias estruturais para higiene em comunidades de São Paulo. Outro projeto desse pilar, é encabeçado pela The Nature Conservancy, que visa a restauração de aquíferos e recuperação de bacias hidrográficas brasileiras.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US﹩ 70 bilhões em receita líquida global em 2020, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito, o que reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite o site.
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