ODS7

Cervejaria Ambev e Schneider Electric se unem para ajudar empresas a economizar energia elétrica

 A parceria vai ampliar a plataforma gratuita Save Energia, lançada este ano pela Ambev para compartilhar conhecimento e boas práticas em gestão energética

A Cervejaria Ambev anuncia um novo parceiro para sua plataforma Save Energia (SaveE), que compartilha conhecimento e boas práticas sobre gestão energética. O objetivo é que outras empresas aperfeiçoem suas operações, reduzam seu consumo de energia e gastos associados. A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, une-se à iniciativa, contribuindo em várias frentes: a Energy University, que atuará na formação continuada dos profissionais; sua ferramenta Resource Advisor, que  permitirá a digitização da gestão da energia elétrica; e os serviços prestados pela sua equipe de Energy Efficiency Consulting, que promoverão o desenvolvimento de programas estruturados para aquisição de energia e eficiência energética.

“A parceria com a Schneider é muito bem-vinda porque garante ainda mais aprendizado a quem se cadastrar no SaveE, ampliando o impacto positivo de nossa plataforma”, afirma Wellington Catosso, especialista de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. “Com as novas ferramentas, criamos três níveis dentro do SaveE: básico, intermediário e avançado. Assim, as empresas podem aprofundar as mudanças em suas operações, sempre ponderando suas necessidades e objetivos. ”

Especificamente para a plataforma, foram criadas duas trilhas de aprendizagem dentro da Energy University, permitindo que os profissionais das empresas participantes possam aprimorar rapidamente seus conhecimentos sobre gestão de energia a partir do primeiro nível do SaveE. A Energy University é uma solução educacional online gratuita, criada pela Schneider Electric. Sem cunho comercial, ela é acreditada por várias entidades independentes, com mais de 500.000 inscritos globalmente, e uma grade curricular com mais de 100 cursos sobre eficiência energética.

O Resource Advisor e o Energy Efficiency Consulting estarão disponíveis nos níveis intermediário e avançado, respectivamente. O primeiro é uma ferramenta de monitoramento na nuvem, que permite fornecer informações em tempo real, ricas e relevantes sobre consumo de energia, tendências e oportunidades de otimização. Já o Energy Efficiency Consulting permite a criação de um programa estruturado de gestão de energia, abrangendo desde o estabelecimento de uma estratégia de aquisição de energia que garanta a segurança do suprimento e competitivadade necessários, até a identificação de projetos e sua prioritização em função do impacto e retorno do investimento. Essas duas ferramentas são opcionais, para empresas que queiram aprofundar as práticas aprendidas com o SaveE e, por isso, não são gratuitas.

“Nós da Schneider Electric acreditamos que o acesso à energia é um direito básico do ser humano, devendo estar disponível para todos de maneira segura, confiável, eficiente e sustentável. Com o SavE, temos uma oportunidade única de geração de valor compartilhado, empoderando parceiros e clientes da Ambev, para que possam ser mais eficientes, produtivos e sustentáveis. Estamos muito contentes com essa parceria”, afirma João Carlos Salgueiro, Gerente Sr de Sustentabilidade da Schneider Electric na América do Sul.

O SaveE foi lançado pela Cervejaria Ambev este ano. O passo a passo é muito simples: a empresa se cadastra no site savee.ambev.com.br, responde algumas perguntas sobre a sua operação e recebe um diagnóstico do seu consumo de energia. Em seguida, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para a realidade da companhia. A partir disso, a empresa pode monitorar periodicamente os resultados e estabelecer metas de redução.

“Nós somos apaixonados por duas coisas: cerveja e sustentabilidade. Estamos sempre de olho em oportunidades para melhorar nossos processos e nossa eficiência. Foi assim que, nos últimos oito anos, diminuímos nosso índice de consumo de energia em 13%. Agora, decidimos compartilhar nossos conhecimentos em gestão de energia elétrica porque entendemos que não se constrói um mundo melhor sozinho e, desta forma, todos ganham: as empresas, cujas operações se tornam mais econômicas, e o meio ambiente”, conclui Catosso.