ODS7

União faz a força: aliança pela mobilidade sustentável quer mais parceiros para ampliar frota de veículos elétricos

Por Reinaldo Canto – 

Já são 1,7 mil veículos elétricos de aplicativo rodando em São Paulo isso em apenas um ano e meio de atividades da Aliança pela Mobilidade Sustentável. A iniciativa coube a empresa 99 e a ela se juntaram outros parceiros fundamentais para fazer o projeto deslanchar como as montadoras BYD e CAOA CHERY; a Unidas e a Movida de aluguel de veículos; empresas que atuam na eletrificação como Ezvolt, Zletric e Enel Way e bancos como Santander e BV, entre outros . Afinal, apesar de óbvio, a união faz a força, assim como colaboração efetiva nem sempre é compreendida por aqueles que querem apenas olhar para o próprio umbigo e deixam de aproveitar oportunidades com medo de compartilhar informações e mesmo dividir o poder das decisões. O que no século 21 não faz absolutamente nenhum sentido tendo em vista às necessidades de enfrentamento conjunto de emergências como a climática e o esgotamento dos recursos naturais. Infelizmente nem sempre o setor privado enxerga a cooperação como o melhor caminho para o bem comum por essa razão devemos parabenizar as ações propostas pela Aliança.

Desde o início dos trabalhos da organização foram investidos R$ 180 milhões de reais e, de acordo com o diretor de inovação da 99 Thiago Hipólito,  outros 38 milhões serão destinados em 2024 para dobrar a frota de carros elétricos de aplicativo para 3,5 mil, ampliar a infraestrutura de abastecimento, um gargalo importante a ser enfrentado e também a adesão de novos parceiros como o recém chegado Mercado Livre.

Motoristas Embaixadores

Esses números certamente irão crescer tendo em vista os inúmeros benefícios que esses veículos trazem para uma cidade caótica e poluída como São Paulo, por exemplo. Neste ano, até o início de dezembro a Aliança informou que mais de 1,2 milhão de passageiros já utilizaram carros da frota elétrica da 99 em mais de 830 mil viagens realizadas na capital paulista. Essas viagens representam mil toneladas de carbono a menos enviadas para a atmosfera e para os pulmões dos sofridos paulistanos. O planeta e a saúde das pessoas agradecem.

E os motoristas de aplicativo acabam por atuar como verdadeiros embaixadores/divulgadores dos carros elétricos, destacando os benefícios financeiros significativos (economia de 80% com combustível em relação aos veículos à combustão e menor custo de manutenção) além do silêncio e conforto à disposição do passageiro e do próprio motorista.

A mobilidade elétrica já é um bom caminho por si só, mas se contribuir para a ampliação dos transportes coletivos como um todo, os ganhos serão ainda maiores e duradouros.

Agenda 2030 estabelecidas pela ONU, a Aliança pela Mobilidade Sustentável reduziu em mais de 1 mil toneladas a emissão de CO2 com a utilização dos carros eletrificados. Para o futuro, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já tem metas definidas: aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje é de 5%), contribuir com a criação de 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 3.800) e contar com 10 mil veículos eletrificados no app da 99 no mesmo período.

(Envolverde)