A companhia irá trabalhar junto aos seus fornecedores e consumidores para que, até 2028, todos os ovos comercializados pela rede, incluindo suas marcas próprias, sejam provenientes do sistema que garante maiores níveis de bem-estar animal a galinhas poedeiras
O Grupo Carrefour anuncia no Brasil novo compromisso que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede no país sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, conhecido como cage-free, promovendo o bem-estar animal na criação e manejo das galinhas poedeiras. Este compromisso, que representa um marco para o setor, será cumprido em duas etapas. Até 2025 todos os ovos das marcas próprias Carrefour serão produzidos a partir deste sistema. Ao colaborar com os produtores de ovos no país, a empresa vai convidar seus fornecedores de diversas marcas a integrar esse compromisso, possibilitando que, a partir de 2028, 100% dos ovos comercializados pelo Carrefour sejam provenientes do sistema livre de gaiolas. Para isso, a rede vai trabalhar junto a esses fornecedores e na conscientização dos seus milhares de consumidores, a fim de mostrar a importância dessa nova política.
O compromisso conta com o apoio das organizações de defesa animal, que integram a discussão sobre a adoção desse sistema em todo o país, comoAnimal Equality, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Humane Society International e Mercy For Animals. “Com este compromisso, damos mais um importante passo para promover a sustentabilidade junto à nossa cadeia de fornecimento. Entendemos que, como varejista, temos o papel de criar um elo valioso entre o consumidor e a cadeia produtiva, colaborando para promover mudanças significativas nos hábitos de consumo”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
Pesquisa da organização World Animal Protection, divulgada em 2016, já mostrava que 64% dos brasileiros ouviram falar sobre o tema e 82% deles afirmaram que comprariam produtos com critérios de bem-estar animal que assegurassem que não houve crueldade ou maus tratos ao longo da sua produção. Além disso, para 91% dos entrevistados, animais produzidos com bem-estar dão origem a produtos de maior qualidade.
Apesar desse cenário, atualmente, o mercado enfrenta diversos desafios para estabelecer uma produção de larga escala, sustentável e que garanta o bem-estar animal. A ausência de regulação específica, falta de clareza quanto às especificações técnicas, dificuldade de acesso a informações e o alto investimento necessário para transição de modelos dificultam a implementação desse sistema. “A partir do apoio fundamental de todos os setores envolvidos, além da iniciativa pública e da sociedade civil, queremos garantir meios pelos quais esses desafios sejam enfrentados colaborativamente, sempre sob a perspectiva de assegurar as condições necessárias ao bem estar animal”, conclui Pianez.
Paralelamente, o Grupo Carrefour dará seguimento à proposta de constituição de um Grupo de Trabalho sobre ovos no âmbito da Comissão de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com participação do comércio, produtores e associações. Além disso, a companhia vai trabalhar para constituir outro Grupo de Trabalho envolvendo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a fim de elaborar de um protocolo com as diretrizes para a produção de ovos em sistema livre de gaiolas.
Na Europa, mais precisamente na França, Itália, Polônia, Bélgica, Espanha e Romênia, o Grupo Carrefour também se comprometeu com a venda de ovos produzidos em sistema livre de gaiolas até 2025, começando pela sua marca própria e, a partir do diálogo com seus fornecedores, ampliando para todas as demais marcas que comercializa nesses países. Para conhecer esse projeto em andamento fora do país, comitiva convocada pela companhia irá realizar uma expedição de aprendizado sobre a transição para sistemas de criação de galinhas poedeiras livre de gaiolas. Realizada na França com o apoio técnico da Humane Society International, diferentes membros desta cadeia provenientes do Brasil e de outros países poderão conhecer a transição desse modelo de produção a partir das boas práticas já implementadas com sucesso no mercado francês.
Carrefour 2022
O compromisso nacional, assim como o compromisso global pela comercialização de ovos em sistema livre de gaiolas, estão alinhados ao plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro pelo Grupo Carrefour. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada “transição alimentar”, isto é, permitir que seus clientes consumam melhor, produtos de mais qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental a preços justos. Esse compromisso marca mais uma importante etapa da estratégia do Grupo Carrefour para que suas cadeias de fornecimento sejam cada vez mais sustentáveis.
Sustentabilidade
Como parte desta ambição, o Grupo Carrefour se comprometeu também a trabalhar conjuntamente com fornecedores, parceiros e o próprio setor, na busca por soluções para promover a sustentabilidade das suas operações, sobretudo da sua cadeia de abastecimento. No Brasil, o Carrefour já apoia iniciativas setoriais, como o Grupo de trabalho da Soja (GTS), o Grupo de Trabalho do Cerrado (GTC), o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), dentre outras. A empresa também é membro fundador do InPacto – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Em 2013, foi pioneira no lançamento da carne bovina com certificação Rainforest Alliance, selo atesta que a carne é proveniente de fazendas que seguem rigorosas normas internacionais de conservação ambiental.
A partir do compromisso global de oferecer produtos livres de desmatamento até 2020, quando uma política florestal foi desenvolvida para enfrentar os desafios de cada país, o Grupo Carrefour lançou em 2016 sua ‘Plataforma de Pecuária Sustentável’. A partir de uma política nacional específica para a compra de carne bovina in natura, adotou um sistema para monitorar os processos produtivos e práticas socioambientais de todos os seus fornecedores no país. Em julho deste ano, anunciou ainda o investimento no projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, por meio da qual irá fomentar ao lado de importantes parceiros a criação sustentável de gado em centenas de pequenas propriedades situadas no bioma Amazônico do Mato Grosso, contribuindo para desenvolver uma produção sustentável sob os aspectos financeiro e socioambiental.
Sabor & Qualidade
Lançada em junho, a marca ‘Sabor & Qualidade’ integra o portfólio de marcas próprias do Carrefour no país. A partir de cinco critérios – sabor, qualidade, autenticidade, preço justo e sustentabilidade – oferece alimentos frescos, de qualidade e com sabor autêntico e natural, além de certificar a segurança, a procedência e monitorar os processos produtivos, adotando rigorosos conceitos de responsabilidade socioambiental. O bem-estar animal é um dos principais conceitos adotados, por meio do qual garante, por exemplo, que a produção de carne bovina e suína, aves e peixes conte com alimentação controlada e balanceada, a base de ração de origem vegetal e sem aplicação de antibióticos, e, no caso dos pescados, sem o uso de pigmentação artificial. Atualmente, dentre os 13 produtos que integram a nova marca, estão frutas, carnes bovinas e suínas, presunto serrano, aves, peixes, camarão e ovos, estes já produzidos a partir do sistema livre de gaiolas.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 644 pontos de vendas. Com faturamento bruto de R$ 52,4 bilhões em 2017 e mais de 81 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, o maior varejista de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 374 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2017, as vendas globais da companhia totalizaram € 88,2 bilhões. (#Envolverde)