Maximizar a recuperação de diamantes e otimizar custos: esta é a prioridade no topo da lista de todos os produtores de diamantes. Com a abordagem holística da TOMRA e as tecnologias de ponta, ambas podem ser alcançadas para oferecer resultados excelentes. Hoje, a TOMRA é o principal fornecedor mundial de tecnologia de recuperação de diamante para Transmissão de Raios-X (XRT), tendo recuperado algumas das maiores e mais raras pedras preciosas da história.
A promessa da TOMRA aos clientes é simples: deteção de 100% na faixa especificada, independentemente do perfil ou revestimento de luminescência, e uma recuperação garantida de diamante superior a 98%.
Uma solução completa e uma abordagem holística para cumprir a promessa do cliente da TOMRA
A TOMRA aborda todos os projetos como uma parceria com o cliente para fornecer uma solução completa que atenda aos requisitos operacionais e de negócios. Começa com uma análise detalhada dos requisitos e necessidades operacionais do cliente. Trabalhando em colaboração, auxilia no desenvolvimento de um novo design de fluxograma personalizado que combina sua inovadora tecnologia XRT com as soluções Near Infrared (NIR) e Laser, conforme necessário. Essa abordagem colaborativa continua durante todo o projeto, com testes em seu Centro de Testes na Alemanha e no local, conforme necessário, até a instalação e além. A solução completa também pode incluir a plataforma TOMRA Insight baseada na Web que transforma todos os classificadores em dispositivos conectados para monitorar e acompanhar o desempenho do sistema.
Depois que o sistema estiver totalmente operacional, a TOMRA permanecerá ao lado do cliente por meio de seu Contrato de nível de serviço, único no mercado, para garantir que a solução continue entregando os resultados desejados. O contrato personalizado pode incluir a presença no local, conforme necessário, 7 dias / semana de suporte ao produto, visitas do engenheiro de aplicação, suporte de urgência em níveis, resposta direcionada a planta, treinamento, bem como cobertura de peças de reposição e desgaste para garantir o tempo de atividade máximo e proteger o investimento do cliente.
Tecnologias avançadas agregam valor em várias etapas do processo
A tecnologia XRT da TOMRA reconhece e separa o material com base em sua densidade atômica específica. Ele usa uma câmera de raio X de ponta com tecnologia de sensor DUOLINE® para medir informações de absorção espectral. A unidade de processamento de raios-X de alta velocidade fabricada pela TOMRA usa os dados para produzir uma “imagem de densidade” detalhada do material. O resultado é um alto nível de pureza na seleção de materiais, independentemente do tamanho, do grau de umidade ou da poluição da superfície presente. Os classificadores de alta capacidade XRT da TOMRA são incrivelmente eficazes na recuperação de diamantes livres e liberados com altas taxas de avanço de até 300 tph.
Os classificadores NIR da TOMRA reconhecem e separam Kimberlite e resíduos de rochas com base em sua composição química. Essa tecnologia é útil na atualização de ROM e estoques de menor qualidade, produzindo um concentrado de Kimberlite para processamento adicional.
Marie-Claude Hallé teve uma experiência em primeira mão de como as soluções da TOMRA podem agregar valor às operações de mineração de diamantes quando ela ocupou o cargo de Gerente de Operações de Marketing da principal empresa canadense de exploração e produção de diamantes Stornoway Diamonds: “Você precisa acreditar que a TOMRA realmente mudou o jogo em termos de diamante bruto recuperado em todo o mundo e permitiu que os produtores acessassem grandes produtos de qualidade excepcional que talvez no passado fossem esmagados em pedaços”.
Soluções personalizadas para aplicações Kimberlite, Lamproíto e Aluvial
Com sua abordagem personalizada, a TOMRA pode cumprir sua promessa de resultados garantidos, tanto em depósitos de hard rock Kimberlite / Lamproíto quanto em aluviais – cada um dos quais apresenta seus desafios específicos.
No Kimberlite, o desafio é recuperar os diamantes como ‘agulha no palheiro’, o que exige o esmagamento controlado do minério de kimberlite para evitar danificar ou quebrar os diamantes. A alta diluição de resíduos afeta a energia de britagem necessária e aumenta ainda mais o risco de rutura do diamante. Utilizando as tecnologias TOMRA NIR, podemos remover materiais que não sejam diamantes, não apenas melhorando o perfil de britagem do minério, mas também aumentando o valor de cada tonelada de minério processada. A tecnologia de triagem de resíduos da TOMRA NIR pode tornar econômicos os depósitos marginais de kimberlito diluídos.
Além disso, processos complexos de liberação de Kimberlite com uso intenso de energia e água e o custo de transporte para britagem e processamento são desafios enfrentados atualmente pelos garimpeiros de diamantes modernos. As tecnologias XRT e NIR da TOMRA, que oferecem fatores de concentração extremamente altos, permitem a produção de concentrados de grau ultra-alto classificáveis à mão em menos de dois estágios, em comparação com até sete nos métodos tradicionais.
O desafio de minerar economicamente depósitos aluviais de baixo grau é devido ao seu grau normalmente mais baixo e à natureza esporádica dos depósitos. O alto desempenho de recuperação da tecnologia XRT da TOMRA permite a recuperação de diamante em um ou dois estágios, oferecendo um custo operacional e investimento de capital drasticamente mais baixos, para que os depósitos marginais de mineração se tornem economicamente viáveis. Outra vantagem da solução XRT da TOMRA é que ela pode operar como um processo seco, o que reduz drasticamente seu impacto ambiental e complexidade operacional. Além disso, abre as portas para novas oportunidades, possibilitando a mineração de depósitos em áreas áridas onde o acesso à água é mínimo.
As máquinas TOMRA XRT provaram ser eficazes em operações aluviais. Um desses casos é o da mina de Lulo em Angola, operada pela Lucapa Diamonds, onde a tecnologia TOMRA XRT é usada para processar materiais entre 18 e 55 mm de tamanho e permite a recuperação de diamantes de até 1 100 quilates – e onde recuperou segundo maior diamante já registrado em 2017, uma pedra de 227 quilates. “A recuperação do diamante de 227 quilates usando o novo circuito XRT justifica nosso investimento na grande tecnologia de recuperação de diamante da TOMRA, que mais do que se pagou apenas com a recuperação dessa única pedra”, comentou Stephen Wetherall, diretor administrativo da Lucapa Diamonds na ocasião da recuperação.
Fluxograma otimizado redefinido: reduz a complexidade e os custos, maximiza a eficiência e a recuperação
A TOMRA está na posição única de poder oferecer às operações de diamante um fluxograma de recuperação XRT completo de 2 mm que fornece fatores de concentração de até 1 milhão com um número muito reduzido de estágios de concentração.
“A tecnologia TOMRA XRT substitui vários estágios de concentração de diamante devido à sua capacidade de concentrar diamantes em um produto que pode ser trocado manualmente após apenas uma única etapa”, explica Geoffrey Madderson, gerente de segmentos de diamante da TOMRA Sorting Mining. “Esse fator de concentração permite a remoção de várias etapas de recuperação, reduzindo drasticamente o investimento de capital e os custos operacionais para recuperar os diamantes.”
A tecnologia XRT da TOMRA pode substituir métodos tradicionais, como separação por meio denso (DMS), separação magnética úmida e recuperação final de XRL por soluções de estágio único para + 8 mm e passagem dupla para partículas de -8 mm + 4 mm.
A solução da TOMRA elimina até sete estágios de concentração, reduzindo drasticamente a complexidade da planta e infraestrutura de suporte. Isso resulta em um consumo de água e energia significativamente menor, o que não apenas reduz os custos, mas também o impacto ambiental do processo de recuperação.
Um benefício adicional da solução da TOMRA é que é um processo totalmente automatizado, para que não haja manipulação manual durante a pré-concentração e recuperação, o que tem implicações positivas na segurança e elimina o erro humano, resultando em maior precisão.
Alta taxa de recuperação
As classificadoras da TOMRA não apenas se destacam por sua alta capacidade, mas também processam esses grandes volumes com grande eficiência, encontrando mais diamantes do que outros métodos de separação tradicionais – incluindo diamantes revestidos e com baixa ou não luminescência.
O desempenho de seus classificadores XRT é independente do conteúdo pesado na alimentação e é ideal para processar minérios de alto rendimento, inadequados para a separação em meio denso.
O resultado é uma taxa de recuperação excepcionalmente alta: “A TOMRA garante> 98% de recuperação: confiamos em nossa tecnologia”, afirma Geoffrey Madderson.
Grande recuperação de diamantes
Com as soluções de classificação da TOMRA, os produtores de diamantes podem instalar sistemas de recuperação de diamantes grandes com um pequeno investimento de capital e operar com uma fração das despesas operacionais por tonelada em comparação com os métodos tradicionais de recuperação, como DMS e XRL. Além disso, agora é possível a recuperação econômica de diamantes excecionais de frequência ultra-baixa de + 32 mm.
A tecnologia XRT da TOMRA superou todas as expectativas na mina Karowe da Lucara Diamond Corporation em Botsuana com uma série de recuperações recorde de diamantes. O grande circuito de recuperação de diamantes da TOMRA foi instalado em 2015 e Eira Thomas, CEO da Lucara Diamond, está totalmente satisfeita: “Sentimos, certamente, que a tecnologia oferecida pela TOMRA era a melhor. Mas, mais importante, acho que foi realmente em torno da abordagem, a atitude de colaboração e vontade de realmente trabalhar com a Lucara enquanto nos comprometíamos a resolver esse problema”.
“A capacidade da TOMRA de fornecer não apenas uma tecnologia que pode detectar diamantes tão grandes, mas também uma solução econômica de processo para a recuperação de diamantes ultra-raros e excepcionais, é o que a diferencia dos seus concorrentes. É por isso que, até o momento, o TOMRA XRT se tornou sinônimo de recuperação de diamantes extraordinários de todo o mundo”, conclui Geoffrey Madderson.
Eira Thomas_Lucara Diamond CEO
Sobre a TOMRA Sorting Mining
TOMRA Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de processamento mineral e mineração.
Como líder mundial no mercado de classificação de minério com base em sensores, a TOMRA é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta para resistir a ambientes severos de mineração. A TOMRA mantém seu foco rigoroso em qualidade e pensamento voltado para o futuro com tecnologia sob medida para mineração.
Sobre a TOMRA
A TOMRA foi fundada com uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens usadas de bebidas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.
A TOMRA tem ~ 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~ 9.3 bilhões NOK em 2019. O Grupo emprega ~ 4.500 globalmente e é listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para mais informações sobre a TOMRA, consulte: www.tomra.com
Para mais informação sobre a TOMRA Sorting Mining visite: www.tomra.com/mining ou nos siga no LinkedIn, Twitter or Facebook.
#Envolverde