ODS9

A tecnologia da TOMRA Mining será instalada na maior planta de Ore Sorting de lítio do mundo em Pilbara Minerals

A experiência única da TOMRA Mining no projeto e instalação de plantas de grande escala declassificação de minério e sua abordagem colaborativa foram a chave para o projeto bem-sucedido da maior planta de ore sorting de lítio do mundo. A instalação já começou e deve ser concluída no final de 2023.

A Pilbara Minerals possui a maior mina independente de lítio de rocha dura do mundo. Está localizada na Austrália Ocidental e produz um concentrado de espodumênio e tantalita. Ao procurar uma estratégia de crescimento para se tornar um produtor de lítio sustentável e de baixo custo, a empresa se tornou um participante importante na cadeia de fornecimento de lítio, que apresenta rápido crescimento. Esse investimento garantirá a expansão de sua operação em larga escala para atender à crescente demanda por lítio, impulsionada por tecnologias de energia sustentável, como veículos elétricos e armazenamento de energia.

“Esta nova instalação, a ser construída em nosso Projeto Pilgangoora, será a maior planta de classificação de minério de lítio do mundo. A experiência global da TOMRA em grandes instalações de planta de classificação, tecnologia inovadora e capacidade de fornecer suporte local foram fatores significativos em nossa decisão de trabalhar com eles. Desde o início, a equipe da TOMRA tem trabalhado lado a lado conosco e com nosso parceiro de engenharia DRA Global para entregar este importante projeto” Dale Henderson, diretor administrativo e CEO da Pilbara Minerals

Processamento de minério contaminado: um desafio fundamental para a indústria do lítio

Como parte desse projeto de expansão, a Pilbara Minerals procurou a TOMRA Mining para obter assistência para enfrentar o principal desafio da indústria, o processamento de minério de espodumênio contaminado com rocha hospedeira estéril.

A TOMRA tem 50 anos de experiência em tecnologias de classificação baseadas em sensores, projetou e construiu 90% das plantas de classificação mineral de larga escala do mundo, com capacidade acima de 300t/h. Isso inclui plantas como o projeto Ma’aden Umm Wu’al, que opera a 1850t/h, ou a operação de diamantes da Lucara, que opera 15 equipamentos de classificação. Especificamente para o projeto Pilbara Minerals, a TOMRA Mining oferece soluções eficazes de classificação de minério com alta resolução de sensor e precisão de ejeção, que garantem alta recuperação de lítio e remoção de resíduos com um desempenho estável e consistente em alta capacidade.

Experiência valiosa e abordagem colaborativa

A equipe da TOMRA Mining realizou uma avaliação geológica de amostras de minério fornecidas pela Pilbara Minerals. Essa mesma avaliação revelou que o depósito de pegmatito tinha intrusões de rocha hospedeira não contendo lítio. Alguns desses minerais têm uma alta densidade como a do espodumênio, o que significa que também é concentrado quando se usa Separação por Meio Denso (DMS). Isso reduz a eficiência da flutuação a jusante e contamina o produto final. As tecnologias de classificação baseadas em sensores, por outro lado, podem medir a cor, a densidade e as variações mineralógicas em partículas individuais, permitindo a detecção e remoção precisas desse material estéril.

Trabalhando em estreita colaboração com a equipe metalúrgica da Pilbara Minerals, a TOMRA realizou testes extensivos em seu Centro de Testes em Sydney para verificar todas as opções e responder a quaisquer perguntas que surgissem durante os testes.

As amostras foram testadas com capacidade de operação em classificadores de produção, incluindo testes de repetibilidade e variação. O teste comparou o desempenho esperado dos classificadores e foi usado para estabelecer uma referência da qualidade da classificação em cada um dos tipos de minério que serão alimentados pela planta.

O Grupo Primero, a quem foi concedido o contrato para a construção do empreendimento, iniciou agora os trabalhos de terraplenagem da planta de Ore Sorting.

A equipe da TOMRA esteve envolvida não apenas no teste e fornecimento de equipamentos, mas também prestou assistência com o layout da planta e compreensão das implicações do Ore Sorting nos processos minerais, antes e após a classificação do minério.. Esse envolvimento em todo o processo de desenvolvimento aumentará a eficiência operacional e a otimização técnica.

Suporte contínuo com equipe local e recursos globais – reduzindo o risco da adoção de uma nova tecnologia

A capacidade da TOMRA de dar suporte ao projeto com uma equipe dedicada baseada na Austrália e uma estrutura de suporte global, tem sido um fator significativo e é uma parte importante para reduzir os riscos da instalação dessa nova tecnologia. A equipe está trabalhando em estreita colaboração com a Pilbara Minerals durante o processo de instalação, comissionamento e start-up, e continuará a fornecer suporte no local assim que a planta de classificação mineral estiver funcionando.

Sobre a TOMRA Mining

A TOMRA Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação para as indústrias globais de mineração e processamento de minerais. As soluções da empresa visam transformar a forma como os recursos naturais são processados para maximizar a recuperação e minimizar nossa pegada ecológica.

Como líder global de mercado em classificação de minério baseada em sensores, a TOMRA Mining é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia inteligente para oferecer eficiência de recursos e remodelar o setor para melhor.

Siga a TOMRA Mining no Facebook @TOMRA.Sorting.Mining, Twitter @TOMRAMining, LinkedIn em TOMRA Mining e no YouTube em TOMRA Mining.

A TOMRA Mining faz parte do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda automática (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas.

Hoje, a TOMRA está liderando a revolução dos recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para possibilitar um mundo sem desperdício. As divisões de negócios da empresa são TOMRA Food, TOMRA Recycling e TOMRA Collection.

A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega 5.000 pessoas globalmente e está listado na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, na Noruega.

Para mais informações sobre a TOMRA, visite www.tomra.com

(#Envolverde)