Utilização da máquina de classificação Tomra 5B garantiu melhorias em classificação de produtos
Em um mercado em constante desenvolvimento, De Marchi mantém sua posição de destaque ao investir em tecnologias inovadoras. A empresa decidiu automatizar a linha de produção, de forma a aumentar ainda mais a qualidade e rendimento dos seus produtos. Com a aquisição e instalação da máquina de classificação TOMRA 5B em fevereiro de 2023 a melhoria na classificação do produto e o aumento de produção são resultados evidentes dessa parceria que está apenas começando.
O Grupo De Marchi atua desde o cultivo em grande escala de frutas, legumes e verduras, até a produção de uma ampla gama de alimentos congelados e comercialização de alimentos “in natura” para o Brasil e exterior. Em um mercado cada vez mais exigente e orientado para a produção e consumo conscientes, a empresa busca dar um passo à frente para atender às demandas do mercado, oferecendo produtos de maior qualidade, mais saudáveis e, acima de tudo, mais sustentáveis.
O agronegócio representa uma percentagem superior a 23% do produto interno bruto brasileiro. O mercado de hortifruti no Brasil tem vindo a crescer bastante e hoje é uma parte muito importante para a economia. Apesar de não estar ainda enraizada na dieta da população brasileira, a verdade é que o universo de frutas e verduras tem vindo a crescer muito, potenciada pelos alimentos naturais e orgânicos, que vêm ganhando preferência do consumidor devidos aos benefícios para a saúde.
TOMRA: uma parceria com diversos beneficios
Carlos Alberto De Marchi, Diretor Industrial da De Marchi, sublinha a importância dessa parceria com a TOMRA. “Gostaria de destacar que a parceria com a TOMRA nos permite várias vantagens, sendo que a principal é o acrescimo de qualidade no nosso produto”. O responsável explica que o processo antes da instalação era “totalmente manual” e a máquina da TOMRA está sendo muito importante para linha de produção, sabemos que este equipamento proporcionou uma grande evolução, “não só ao nível da gestão de recursos, mas também na vertente econômica”.
“Não foi avaliado somente o fato do aumento da rentabilidade, mas uma parte importante foi o grau de segurança dos alimentos que a máquina agrega para o produto. Além disso, sabemos que o trabalho de mão de obra se torna cada dia mais complexo, as pessoas não conseguem fazer o trabalho repetitivo com alto grau de concentração por muito tempo, portanto a máquina aumenta muito a confiabilidade no processo de seleção”, destaca o diretor industrial da De Marchi.
Trabalhando atualmente com vários tipos de frutas e legumes, e com uma enorme demanda nacional e internacional, ter um produto final com uma qualidade superior está no DNA da De Marchi. Depois de quase seis meses após a instalação da máquina da TOMRA, o feedback não podia ser mais positivo. “Com a automatização da linha, é amplamente reconhecido que contamos com um aumento de produtividade de 30% e com uma segurança nos produtos muito maior que estamos produzindo, o que seria impossível com o processo manual que tínhamos. Além disso, estamos unindo rentabilidade, confiabilidade e agilidade nos processos, visando alcançar níveis superiores. Contamos com um acompanhamento personalizado excepcional da TOMRA através de diversos canais, o que faz toda a diferença.”, explica Carlos Alberto De Marchi.
Para João Medeiros, gerente comercial da TOMRA Food Brasil e Argentina, “essa parceria é chave num setor tão importante como do hortifruti”. O responsável explica “que a De Marchi é uma empresa inovadora, com forte presença no mercado nacional e internacional, sem dúvidas, uma parceria muito importante para TOMRA no segmento de frutas e vegetais minimamente processados. É uma honra fornecer uma solução de alta tecnologia de classificação óptica de alimentos para uma das maiores empresas do ramo no Brasil”.
Como sempre existiu um trabalho conjunto entre a TOMRA e o cliente. “A solução foi desenhada em conjunto com a De Marchi, com muito cuidado nos detalhes, pois a variedade de produtos do cliente é grande e exige uma solução completa que possa agregar valor a todos os produtos da linha. A demonstração da máquina, no moderno centro de testes da TOMRA em Santiago no Chile, também foi de grande importância para definição do projeto”, sublinha João Medeiros.
TOMRA 5B: Uma máquina versátil com foco na produtividade
A classificadora óptica TOMRA 5B garante a seleção ideal dos produtos alimentícios. Os principais benefícios da implantação da máquina TOMRA 5B consiste em manter a segurança máxima dos alimentos, maior qualidade na seleção dos produtos, rendimento otimizado da linha de produção, além de ser uma máquina fácil de operar. Com a seletora óptica TOMRA 5B, a qualidade dos produtos se torna ainda mais consistente, permitindo o redirecionamento dos funcionários que anteriormente trabalhavam na seleção para outras partes importantes da linha de produção.
“Com o aumento crescente da busca por tecnologias inovadoras de seleção de alimentos e aumento da exigência dos consumidores, a máquina TOMRA 5B vem rompendo barreiras no mercado brasileiro, se mostrando muito eficiente em diversas aplicações, principalmente nos segmentos de legumes e frutas minimamente processados, bem como no segmento de batatas pré-fritas congeladas”, explica João Medeiros.
O responsável da TOMRA sublinha ainda que “com a mão de obra cada vez mais complexa, a tecnologia óptica automatiza o processo de seleção dos alimentos, aumentando a qualidade e produtividade da linha de produção. A máquina mantém constante a qualidade de inspeção, aumentando a segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor final”.
Em nota final, João Medeiros acredita que está apenas no início da cooperação com a De Marchi. “Estamos seguros de que esse foi apenas o início de uma grande e duradoura parceria, pois a De Marchi está constantemente buscando inovações, seja na área industrial ou no campo. A nossa missão é atendê-los com máximo de excelência, contribuindo como nossa experiência para os projetos futuros de automatização de novas linhas, sempre apoiando o sucesso da De Marchi”. A confiança é partilhada pelo responsável da De Marchi, explica que “devido aos excelentes resultados alcançados e abertura de novas linhas de produção, é possível que em curto prazo tenhamos novas aquisições”.
Sobre TOMRA Food
A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita, transformando a produção global de alimentos com o intuito de maximizar a segurança alimentar e minimizar a perda de alimentos, garantindo assim que “Todos os Recursos Contem”.
Mais de 13.800 unidades estão instaladas em produtores, embaladores e processadores de alimentos em todo o mundo para confeitaria, frutas, frutas secas, grãos e sementes, produtos de batata, proteínas, nozes e vegetais.
A TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.
Siga a TOMRA Food no Facebook @TOMRA.Food, Twitter @TOMRAFood, Instagram @TOMRAFood e no LinkedIn em TOMRA Food.
A TOMRA Food é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em 1972 e começou com o desenho, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a maneira como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Recycling, TOMRA Mining e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega ~5.000 funcionários globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.
Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com