Damien Gibson, Diretor da Categoria Global de Maçãs da TOMRA Food, analisa neste artigo os desafios enfrentados pelos embaladores de maçã e explica como as soluções da TOMRA Food permitem reduzir o trabalho necessário para a classificação, melhorando significativamente a consistência, a precisão e a embalagem do produto classificado.
Embora as maçãs sejam uma das frutas mais consumidas no mundo, sua popularidade não torna mais fácil para as empresas cultivá-las, separá-las e embalá-las. Na verdade, os padrões exigidos na produção de maçã estão ficando mais rígidos.
Como as maçãs são abundantes durante todo o ano, os consumidores relutam em comprar qualquer uma que esteja abaixo do padrão. Isso coloca os varejistas e embaladores sob pressão para fornecer produtos de qualidade consistente o tempo todo. O mesmo acontece com os regulamentos de segurança alimentar, especialmente nos mercados de exportação. Agora, mais do que nunca, as maçãs exigem uma classificação adequada, com precição e consistência.
Como a oferta global de maçãs geralmente acompanha a demanda – cerca de 86 milhões de toneladas são cultivadas a cada ano e as margens de lucro podem ser apertadas. Isso aumenta a pressão sobre os embaladorespara melhorar a eficiência operacional e minimizar o custo por quilo, e como os consumidores e varejistas esperam cada vez mais que a indústria de alimentos adote práticas de negócios sustentáveis, se aumenta apressão para melhorar a eficiência da embalagem, a fim de reduzir o desperdício de alimentos.
Tudo isso é agravado pelo fato de que os produtores estão se esforçando para alcançar maiores rendimentos e melhor embalagem através da introdução de novas variedades. Isso significa que os embaladores deverão adquirir conhecimento sobre a nova fruta, suas possíveis imperfeições internas e externas e como classificá-la com precisão.
Esses desafios significam que os frigoríficos devem encontrar um equilíbrio entre qualidade e quantidade. Embora a qualidade do produto deva atender aos requisitos dos clientes, entregar uma qualidade maior que a necessária não é menos problemático que entregar uma maior quantidade. Os produtos certos devem ser sempre embalados na caixa certa.
Ao mesmo tempo em que se esforçam para alcançar esse equilíbrio, muitos frigoríficos enfrentam outro desafio: aqueles que tradicionalmente dependiam do trabalho manual para lidar com a classificação e embalagem agora estão encontrando dificuldades para recrutar e reter pessoas. Escassez de mão de obra, restrições de imigração e mudanças demográficas são causas de esse efeito. Além disso, muitos embaladores precisam reduzir sua dependência de mão de obra – ou alocar trabalhadores para outras tarefas na fábrica que agreguem maior valor – para que seus negócios sejam financeiramente sustentáveis.
Há, no entanto, muito pelo que esperar – e não apenas no futuro, mas começando agora. O enorme valor do mercado global de maçãs – aproximadamente US$ 79 bilhões por ano – pode sustentar de forma lucrativa os muitos milhares de produtores e embaladores capazes de se manterem competitivos. E manter-se competitivo é muito mais fácil adotando as tecnologias de inspeção e classificação de última geração, que resolvem os desafios enfrentados pelas embaladoras atualmente.
As soluções estão disponíveis para empresas de quase todos os portes, independentemente de embalarem 4.000 ou 10.000 toneladas por ano. Essas soluções permitem que as empresas embaladoras garantam a qualidade do produto; melhorando sua eficiência ao garantir que o mix de mercado ideal entre em cada caixa; aumentando a sustentabilidade ao reduzir o desperdício de alimentos; e permitindo a rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento. Tudo isso permite que nossos clientes melhorem ou protejam sua posição no mercado.
Essas soluções são oferecidas pela TOMRA Food, fabricante líder mundial de máquinas óticas de inspeção e classificação para a indústria alimentícia. As tecnologias da TOMRA permitem que as embaladoras reduzam a mão de obra necessária para a classificação, ao mesmo tempo em que melhoram significativamente a consistência, a precisão e a embalagem do produto classificado.
Inspecionar, classificar, – e proteger
As soluções inovadoras e líderes do setor que a TOMRA oferece para operações de embalagem de maçã, se incluem a plataforma de classificação e calibração TOMRA 5S Advanced, os módulos de inpeção ópticos Spectrim e UltraView, além do sistema de classificação de maçãs Inspectra².
O calibrador TOMRA 5S Advanced, que se tornou disponível pela primeira vez em 2021, baseia-se no desempenho extra classe do calibrador Multi Lane Sorter da Compac (Compac foi adquirido pela TOMRA em 2016), porém completamente redesenhado. Esta é a única plataforma de classificação verdadeiramente projetada para uma operação higiênica, com limpeza e sanitização sem a necessidade do uso de ferramentas, 100% construído em aço inoxidável e com áreas de contato com fruta em polímeros de grau alimentício. E como o próprio nome sugere, esta é a plataforma mais avançada da indústria de frutas. Eficiências incomparáveis são possibilitadas pelos recursos de software especializados e pela conectividade com a plataforma de dados TOMRA Insight.
Os recursos de software da TOMRA 5S Advanced fornecem otimização e eficiência em toda a linha e incluem programas para mistura de elementos, otimização e exatidão da embalagem e controle de rendimento, bem como um balanceador dinâmico das linhas. Esses recursos melhoram a produtividade, a qualidade e a eficiência – e podem ser controlados facilmente por meio da interface gráfica intuitiva para o operador do calibrador.
A conectividade do serviço por assinatura hospedado em nuvem, TOMRA Insight, é capaz de transformar os calibradores no coração digital das operações de embalagem, preparando o negócio para o futuro ao atender ascrescentes necessidades do setor nos próximos 10 anos ou mais. O TOMRA Insight permite um melhor fluxo de informações na cadeia de suprimentos e abre um caminho para a rastreabilidade do campo a embalagem. Também capacita as empresas embaladoras a aumentar a eficiência, tomando melhores decisões baseadas em dados.
Ao usar o Spectrim, primeiro as maçãs são classificadas de acordo com as características de sua superfície. Em seguida, estas são classificadas entre defeitos menores e maiores, incluindo manchas na pele, danos causados por insetos, frutas deformadas, machucõese lesões por atrito. Os parâmetros de classificação podem ser configurados para classificar diferentes níveis de defeitos, de modo que haja controle total ao combinar as condições do produto para diferentes mercados.
O módulo de inspeção UltraView se integra ao Spectrim para elevar seu poder e alcance de visão para o próximo nível. Com um conjunto dedicado de câmeras multiespectrais (coloridas e infravermelhas) de alta resolução e luzes LED localizadas perto da fruta da meneira ideal e paralelas à sua direção de deslocamento, esta é a plataforma de classificação de produtos frescos mais poderosa do mundo. O UltraView pode identificar defeitos que de outra forma seriam difíceis ou impossíveis de detetar nas regiões do cálice pedicelo da fruta.
Inspectra² é uma solução não invasiva para classificação de defeitos internos. O espectrômetro de infravermelho instalado nesta plataforma pode detetar brix, podridão do núcleo, escurecimento interno, núcleo de água, firmeza, matiz e sangramento. Esses recursos de detecção mantêm as maçãs podres longe das caixas que não devem entrar e dreduzem o desperdício.
Utilizando todos esses recursos, as empresas embaladoras podem eliminar alguns de seus desafios operacionais diários mais difíceis, otimizar a eficiência e fornecer aos clientes exatamente a qualidade do produto que eles pediram. Tendo a capacidade de inspecionar e separar somente aquelas frutas que realmente não podem ser comercializadas, permite que a indústria possa fazer ainda mais do que isso: em um mundo onde o valor de mercado de muitas marcas depende principalmente de ativos intangíveis, incluindo brand equity, as soluções TOMRA também protegem a reputação da marca de seus clientes.
Sobre TOMRA Food
A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita, transformando a produção global de alimentos com o intuito de maximizar a segurança alimentar e minimizar a perda de alimentos, garantindo assim que “Todos os Recursos Contem”. Essas soluções incluem classificação avançada, descascamento e tecnologia analítica para ajudar as empresas a melhorar os retornos, obter eficiências operacionais e garantir um fornecimento seguro de alimentos.
Mais de 12.800 unidades estão instaladas em produtores, embaladores e processadores de alimentos em todo o mundo para confeitaria, frutas, frutas secas, grãos e sementes, produtos de batata, proteínas, nozes e vegetais.
A TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.
Siga a TOMRA Food no Facebook @TOMRA.Food, Twitter @TOMRAFood, Instagram @TOMRAFood e no LinkedIn em TOMRA Food.
A TOMRA Food é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em 1972 e começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a maneira como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Recycling, TOMRA Mining e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de XX,X bilhões de USDem 2021. O Grupo emprega ~4.600 funcionários globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.
Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com
#Envolverde