Por Eco Nordeste –
Cearense, a geógrafa e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente Magda Maya, autora do livro “Sustentabilidade 4.0”, tem mais de 11 mil seguidores no Instagram e foi escolhida para ser a embaixadora da organização internacional Katerva nas redes sociais. A premiação Katerva Awards é conhecida como o Prêmio Nobel da Sustentabilidade.
Com mais de 15 anos de atuação no mercado da Sustentabilidade, para Magda o convite é o coroamento pela dedicação ao tema, tanto por meio de seus projetos, como a Escola de Sustentabilidade 4.0 e a Fator V, quanto por meio das redes sociais, sempre com ênfase em inovações e experiências de bem-viver.
“A principal inovação precisa ocorrer na mentalidade das pessoas e para isso é necessária uma reconexão com natureza e a compreensão de que ela é, além de mantenedora da vida, a principal mentora da sustentabilidade. Essa é uma grande oportunidade de falar sobre essa cosmovisão para além do território nacional, além de poder apresentar globalmente as ideias e inovações tecnológicas necessárias para resolver nossos desafios atuais e futuros”, afirma.
Magda Maya conquistou autoridade digital especialmente a partir de 2018, quando começou a mostrar nas redes sociais os bastidores e alguns resultados de seus trabalhos como consultora, como forma de chamar a atenção para a importância da Sustentabilidade, mas sempre de forma leve e como uma linguagem positiva.
E foi essa forma diferenciada de se comunicar, aliada à experiência técnica, que chamou a atenção da Katerva.
Difusão da Inovação para a Sustentabilidade
Giulia Segatto, chefe de engajamento da comunidade da Katerva, conta que a iniciativa surgiu para suprir a ineficiência que organizações governamentais e empresas tinham em fazer acontecer de uma forma mais rápida o que o mundo precisa, e que atualmente está mais focada em temas sustentáveis e relacionados à saúde, com categorias como Meio Ambiente e Energia; Água e Comida; e Saúde e Bem-Estar.
Ela explica, ainda, que foi muito bem-sucedida, nesses 10 anos, em fazer o link entre empresas que precisam crescer e que têm ideias disruptivas que vão fazer a diferença nas suas regiões e no âmbito global de uma forma rápida e com grande impacto, e pessoas, organizações, políticos, entidades que têm como acelerar esse movimento.
Mas não teve tanto sucesso até o momento em engajar as multidões. “É aí que a Magda entra. Hoje, mais do que nunca, precisamos conscientizar as multidões, não só para que todos entendam que é o momento de agir, mas também trazer uma esperança, para verem que quem já está agindo não está agindo sozinho, que por todo o mundo o Katerva encontra empresas incríveis que estão fazendo uma grande diferença e que tem muita gente lutando pelas causas certas”, afirma.
“Nós encontramos a Magda a partir de uma pesquisa sobre influenciadores relacionados à Sustentabilidade e vimos que ela tinha tudo a ver com o nosso projeto. Que ela já traz inovações para o seu público e mostra uma forma de se viver alternativa, diferente do que nós costumamos ver nas mídias e buscar uma maior sustentabilidade no dia a dia, nas empresas. Ela já estava totalmente alinhada como o que queremos transmitir e por isso achamos que seria uma ótima porta-voz para divulgar e trazer esperança para as pessoas sobre empresas incríveis que estão fazendo a diferença mundo afora e que merecem ser vistas. Ela também viu grande potencial, que nossos propósitos estavam alinhados e passou a ser a embaixadora das redes sociais da Katerva”, conta.
Segundo Giulia, nas próximas semanas Magda vai trazer bastante inovações interessantes. “Esperamos que o público dela goste e possa trazer mais pessoas para este mundo sustentável”, prevê.
A parceria não se restringe às redes sociais, uma vez que Magda Maya já atua no ecossistema de inovação do Ceará, como mentora ou avaliadora de Sustentabilidade em alguns dos principais projetos de inovação, como Corredores Digitais, Centelha e Startup Weekend, com a capacidade de fazer a ponte, com a Katerva, para investidores e aceleradoras em todo o mundo.
#Envolverde