por Paolla Yoshie, especial para a Envolverde –
A consultoria Utopies junto com JCDecaux lançaram estudo sobre Brand Urbanism – O novo papel das marcas no espaço urbano público. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas e cerca de quarenta estudos de caso. O evento foi sediado na escola de negócios Saint Paul, em São Paulo.
As grandes cidades são responsáveis por 70% das emissões de CO2. Hoje, 55% da população vive em grandes centros urbanos.Espera-se que em 2050, essa porcentagem chegue a 68% da população. E o Brand Urbanism vem com intuito de fazer uma aliança entre o setor público e o privado, para melhorar as condições de vida nos grandes centros urbanos. Segundo a Diretora de Marketing e Inovação da JCDecaux, Andrea Salinas, “Se os países investissem em tudo que é necessário para a infraestrutura e crescimento das cidades até 2040, o gasto seria algo de 94 trilhões de dólares. E muitas vezes o poder público não tem esse orçamento disponível. É importante essa parceria entre o público e o privado para que essas soluções seja de fato implantado”, acrescenta.
O estudo mapeou 5 temáticas principais de iniciativas realizadas entre o setor público e as marcas, com diversas ações para o bem estar social. De acordo com o Cyrille Bellier, Diretor Executivo da Utopies, são elas: mobilidade urbana, acesso ao esporte, revitalização de espaços urbanos, promoção ao patrimônio e identidade local e questões ambientais.
O evento contou com a participação de Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú e a Sabrina Muñoz, Head of Business Development Latam Region, do grupo da Telefônica. Elas mostraram as ações tomadas pelas empresas: o Banco Itaú, com a iniciativa da Bike Itaú, para viabilizar a mobilidade das cidades. E o Grupo Telefônica, com plataforma Luca, que utiliza do Big Data para promoção do bem social.
Para Christiane Aché, Diretora de Projeto da escola Saint Paul, o evento tem o intuito de abrir os horizontes dos conselheiros das empresas, gerando valor onde nunca foi dado.
Para acessar o estudo completo:
https://www.jcdecaux.com.br/pesquisas-e-insights/estudo-completo-brand-urbanismo