Esta edição do “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” trata do ODS 4, que estipula que os países consigam, até 2030, assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e ainda promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O debate, que aborda os desafios do Brasil para alcançar a meta da Organização das Nações Unidas, tem a participação da presidente do conselho do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, Anna Helena Altenfelder.
No bate-papo, Anna reforça a importância de medidas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos e que considerem a condição socioambiental de cada cidadão, para suprir essas necessidades de maneira adequada e individual. Segundo ela, a reformulação de algumas políticas públicas que existem no Brasil são essenciais para garantir que metas importantes desse ODS sejam cumpridas, como, por exemplo o combate à evasão escolar, aumento da alfabetização, crescimento das vagas nas creches e acesso às universidades e escolas de ensino técnico.
Outro ponto levantado pela presidente do conselho do CENPEC é a melhoria na formação de professores para reduzir, inclusive, os preconceitos da sociedade. Esses dois aspectos também são metas da ODS 4.
“Nós somos uma sociedade que naturaliza os preconceitos, a discriminação, a pobreza. Os professores são constituídos nessa sociedade. Então é preciso um trabalho de reflexão, de conscientização para que a gente possa olhar quais são as ações que perpetuam essas desigualdades e essa discriminação”, afirma Altenfelder.