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Vivo tem meta que sua cadeia de fornecedores seja net zero até 2040

Empresa mobiliza mais de cem parceiros de negócio para evitar mudanças climáticas

Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Vivo, primeira empresa do seu setor neutra em carbono em emissões diretas, está mobilizando seus fornecedores que possuem atividades intensivas em CO2, para reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa. A meta global da companhia é diminuir em 39% as emissões em sua cadeia de valor, o chamado escopo 3, até 2025 e zerar as emissões líquidas até 2040, atuando também sobre as emissões indiretas, que não estão no controle da organização.

A meta global da companhia é diminuir em 39% as emissões em sua cadeia de valor até 2025 e alcançar zero emissões líquidas até 2040 para esta categoria, também chamada escopo 3. Esse movimento demonstra a expansão da ação climática da empresa para as emissões indiretas, que não estão sob seu controle direto.

Telefônica Vivo

No mês do meio ambiente, a companhia promoveu um encontro virtual para mais de 115 fornecedores de diferentes tamanhos e segmentos, como manutenção, construção, call center, equipamentos e tecnologia, para conscientizá-los sobre os impactos das mudanças climáticas nos negócios e o meio ambiente e propor iniciativas de mensuração, gestão e redução de gases de efeito estufa (GEE). A iniciativa busca envolver seus fornecedores para que realizem inventários de emissões de gases de efeito estufa, busquem alternativas no uso de energia e combustíveis renováveis e atuem na melhoria de processos que impactem em emissões.

“A Vivo tem atuação sustentável e comprometida com as melhores iniciativas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Por isso, queremos engajar e envolver nossos parceiros de negócios, nessa importante jornada para conter as mudanças climáticas, reduzindo emissões e impactos no meio ambiente, nos negócios e na qualidade de vida das pessoas”, revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. Além de ser carbono neutra desde 2019, a Vivo tem meta de ser uma empresa net zero até 2025.

Metas ambientais

A Vivo atua na gestão de sustentabilidade na cadeia de fornecedores e possui metas ambientais, como o uso de energia renovável e redução de emissões de CO2, desde 2015. Em 2019, incluiu este desafio no pool de bônus dos executivos até o nível gerencial. Neste ano, ampliou em cinco vezes, de 1% para 5%, o peso desta meta na remuneração dos gestores. No Brasil, a meta 2021 atrelada ao bônus executivo é não ultrapassar 81,2 mil toneladas de emissões de CO2, mesmo com a previsão de expansão dos serviços.

A empresa mantém iniciativas que geram eficiência no consumo de energia e priorizam as fontes renováveis. É a primeira empresa de telecomunicações brasileira e do Grupo Telefónica, fora da Europa, a ser 100% energia renovável, antecipando em 12 anos sua meta de energia renovável. Entre 2015 e 2020, reduziu em 70% suas emissões de gases causadores de efeito estufa e é hoje a primeira empresa carbono neutra do setor e do Grupo Telefônica, na América Latina, desde 2019.

A empresa compensa as emissões que não pode evitar por meio da compra de créditos de carbono, em um investimento destinado principalmente ao projeto REDD+ Vale do Jari, na Amazônia, desenvolvido pela Fundação Jari e Biofílica S.A, que capacita os agricultores locais em técnicas sustentáveis de manejo e produção agroextrativista, promovendo o bem-estar das comunidades e tornando-as mantenedoras dos recursos florestais. A iniciativa monitora de 1,18 milhões de hectares frente a invasões ilegais e desmatamentos e protege 65 mil hectares de floresta nativa em um horizonte de 30 anos. As ações desenvolvidas pelo REDD+ Vale do Jari já evitaram a emissão de 2,7 milhões de toneladas de CO2 e pouparam o desmatamento de 7.740 hectares.

Integra o ICO2 da B3 e está entre as únicas quatro empresas brasileiras a integrar a Lista A do assessment de Mudanças Climáticas do CDP (Carbon Disclosure Project), reconhecimento por sua liderança nas iniciativas para reduzir emissões.

(#Envolverde)

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