Sociedade

“Young Explorers 2021”: National Geographic premia jovens latinoamericanos que inspiram mudanças no mundo

As brasileiras Ana Luísa Teixeira e Lorena Patrício Silva estão entre os 25 ganhadores do renomado prêmio concedido pela National Geographic Society

A National Geographic Society anunciou a lista dos 25 jovens ganhadores do prêmio “Young Explorers 2021”. Com idade entre 16 e 25 anos, os jovens premiados derrubam obstáculos e usam sua voz para promover a mudança, levando ideias transformadoras para suas comunidades.

Seus projetos são realizados por todo o mundo em prol do planeta Terra, seja protegendo ecossistemas marinhos na Argentina, promovendo consciência sobre a poluição gerada por materiais plásticos nas comunidades locais da Tunísia e do Quênia, ou guiando uma nova geração de protetores de tubarões nos Estados Unidos. Também fazem parte dos projetos liderados pelos jovens do prêmio da National Geographic: oficinas em comunidades mineradoras da Bolívia, desenvolvimento de aplicativos para ajudar as pessoas a reduzir sua pegada de carbono e empoderamento da juventude indígena nas Filipinas para elaborar histórias como meio de proteger suas terras. Ainda que seus interesses sejam muitos e diversos, os 25 ganhadores estão unidos por um objetivo em comum: construir um planeta sustentável e próspero para as próximas gerações.

Pessoa posando para foto com montanha ao fundo Descrição gerada automaticamenteMulher com cabelos longos Descrição gerada automaticamente

Além disso, o grupo de jovens é o coração da #GenGeo, um projeto da National Geographic que trabalha com outros jovens vanguardistas que se posicionam diante dos problemas mundiais mais angustiantes por meio de soluções duradouras e capazes de ajudar comunidades locais e mudar o mundo. A National Geographic tem o orgulho de financiar seus projetos para que possam expandir seus trabalhos tão fundamentais.

Conheça agora mais sobre os ganhadores do prêmio “Young Explorers 2021” e seus projetos:

Ana Luísa Teixeira, de 22 anos, estuda na Universidade Federal de São João del-Rei, no Brasil, e é líder da rede YouthMappers. Dirige projetos para atualizar os mapas das cidades e levantar mapas das comunidades cartograficamente invisíveis.

Lorena Patrício Silva, brasileira de 19 anos, é observadora de pássaros e conservacionista, e estuda meio ambiente e sustentabilidade na Universidade Cornell, em Nova York. Conecta jovens com os mesmos interesses que ela e fundou o primeiro acampamento para jovens observadores de pássaros do Brasil em sociedade com o Laboratório de Ornitologia de Cornell.

 Nicolás Marín Benítez tem 21 anos e é argentino. É fotógrafo submarino, cineasta, mergulhador, explorador e ativista na defesa dos ecossistemas marinhos. Está trabalhando em um documentário sobre a vida dos cetáceos, mais conhecidos como baleias e golfinhos, e sobre a importância dos invertebrados nos ecossistemas marinhos do sul da Argentina.

Eyal Weintraub também é um argentino de 21 anos, ativista pelo clima e estudante de relações internacionais. Foi um dos fundadores da organização argentina Jóvenes por el Clima, que mobilizou mais de cem mil pessoas e teve uma importância crucial na aprovação de leis ambientais no país.

River Claure, de 23 anos, é um artista boliviano que estudou artes cênicas, design gráfico e fotografia contemporânea. Seu trabalho explora temáticas como a justaposição cultural e a investigação de identidades marcadas pelo território.

Ana Lucía Arévalo Figueroa tem 24 anos e é guatemalteca. É bióloga especializada em vida silvestre e dedica sua vida à conservação das populações de morcegos. Faz investigações ecológicas com morcegos e outras espécies de mamíferos, colaborando com organizações como Panthera Cats e com o Proyecto Bat1K.

Andrea Villarreal Rodríguez, de 21 anos, é mexicana, ativista pela justiça climática e líder regional do Girl Up América Latina e do Caribe, um movimento que capacita, inspira e conecta mulheres jovens para que se convertam em líderes pela igualdade de gênero.

Juan Manuel Ordoqui tem 23 anos e nasceu no Uruguai. Está estudando ciências biológicas na Universidade da República do Uruguai. Trabalha ativamente para várias organizações dedicadas à conservação animal, à ecologia e à biodiversidade, entre elas, Karumbé, Socobioma e INTI Aventura.

Esses jovens latino-americanos uniram suas vozes à campanha O que você faz importa, que destaca a importância de agir coletivamente, entendendo que o que fazemos tem consequências e que cada ação que implementarmos para cuidar de nosso planeta tem um grande impacto positivo quando se unem forças.

Facebook: @natgeola

Twitter: @natgeo_la

Instagram: @natgeo.la

Youtube: natgeola

Site: nationalgeographicla.com

Sobre a National Geographic Partners LLC

National Geographic Partners LLC (NGP), uma operação conjunta entre a Disney e a National Geographic Society, tem o compromisso de levar ao mundo conteúdos científicos, de aventura e de exploração de primeira linha por meio de um portfólio de mídia inigualável. NGP combina os canais internacionais de televisão da National Geographic (National Geographic Channel, Nat Geo Wild, Nat Geo Mundo, Nat Geo People) com outras mídias direcionadas ao consumidor de National Geographic, que incluem as revistas National Geographic, National Geographic Studios, as plataformas digitais e as redes sociais relacionadas, livros, mapas, produtos infantis e atividades complementares que incluem viagens, experiências e eventos internacionais, vendas de material de arquivo, concessão de licenças e empresas de comércio eletrônico. Promover o conhecimento e a compreensão do mundo é o principal propósito da National Geographic há 132 anos, que agora se compromete a se aprofundar ainda mais, ampliar as fronteiras e ir mais longe para atingir seus consumidores… chegando a milhões de pessoas em todo o mundo, em 172 países e 43 idiomas, todos os meses. A NGP destina 27% de seus lucros para a National Geographic Society, uma sociedade sem fins lucrativos, para financiar seu trabalho nas áreas da ciência, da exploração e pesquisa, da conservação e da educação. Para mais informações, acesse nationalgeographicla.com.

#Envolverde