O coletivo Clímax Brasil lança o projeto Mulheres Tapajônicas, uma série de ilustrações/pôsteres lambe-lambe com o objetivo de trazer as vozes das mulheres da região da bacia do rio Tapajós para um público mais amplo, principalmente para a região sudeste do país. A partir das ilustrações, são abordados temas como a mudança do clima, os impactos socioambientais das hidrelétricas, o modelo energético brasileiro, os impactos das mudanças climáticas, segurança alimentar, desmatamento, acesso à água, mineração e protagonismo feminino.
Em agosto, o Clímax participou da II Caravana em Defesa dos Povos do Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará, entrevistando as mulheres da região. “Queríamos ouvir das mulheres, que geralmente são ignoradas em processos de tomada de decisão, sobre como os megaprojetos em andamento e em planejamento na bacia do Tapajós, como as hidrelétricas, hidrovias e portos, já estão afetando suas vidas, de suas famílias, de suas comunidades e costumes”, conta Juliana Russar, integrante do Clímax responsável pelo projeto.
Além de estarem disponíveis online, as ilustrações e pôsteres da série “Mulheres Tapajônicas” podem ser baixadas e espalhadas por qualquer pessoa interessada, basta acessar este link. “Vamos espalhar esses pôsteres por ruas de diversas cidades do Brasil e convidamos todos os interessados a fazer o mesmo”, completa Juliana.
O Clímax Brasil é um coletivo criado por jovens brasileiros com o objetivo de “tirar as mudanças climáticas do armário”, isto é, trazer o tema das mudanças climáticas para a realidade do jovem brasileiro, estimulando o seu engajamento.
A proposta do Clímax Brasil é organizar intervenções criativas e divertidas feitas por jovens para jovens que visam transformar as mudanças climáticas em um assunto mais digerível e próximo às realidades da juventude.
O coletivo atua desde 2013 realizando intervenções nas ruas, promovendo oficinas, produzindo conteúdo web, participando de eventos e mobilizações, todos relacionados ao tema das mudanças climáticas. Até o momento foram mais de 70 ações, atingindo cerca de 3 milhões de pessoas.
Novas histórias todas terças, quintas e domingos no Facebook! (#Envolverde)