Expedições, exposição, observação de aves, oficinas, picnic de troca de sementes, cinema e palestras com especialistas em meio ambiente aproximam paulistanos de todas as idades da natureza
São Paulo, agosto de 2015 – Imagine descobrir e admirar sementes, árvores, pássaros e outros pequenos detalhes da natureza em plena cidade de São Paulo. É isto que o 6º Festival Cultivar, que acontece de 05/09 a 03/10, proporciona aos paulistanos.
Realizado anualmente pelo Instituto Árvores Vivas, este é o primeiro e maior evento brasileiro focado na reconstrução do vínculo entre sociedade e natureza, levando centenas de crianças e famílias de volta à origem natural dos recursos e serviços ambientais essenciais à existência humana. Toda programação é criada para estimular a reconexão homem x natureza nos aspectos da cultura, saúde e qualidade de vida, identidade e patrimônio.
O Festival Cultivar oferecepalestras, oficinas, expedições, cinema, observação de aves e picnic de troca de sementes. Vivências que convidam a um respiro em meio ao ritmo acelerado das cidades.
A abertura acontece no dia 05 de setembro, com uma expedição pela Mata do Parque Trianona partir das 14h. A atividade será inspirada, dentro da exuberância da Mata Atlântica, pelas referências naturais indígenas e as poesias da natureza. Uma caminhada entre as árvores, um convite a estabelecer contato com essa paisagem que explode em plena Avenida Paulista, promovendo a reconexão dos participantes com a natureza original na cidade de São Paulo.
No dia 06/09 é a vez de observar as aves no Parque Trianon. Esta Expedição convida o público a conhecer e reconhecer as aves do nosso dia a dia, promovendo uma observação contemplativa conduzida por Sandro Von Matter, do Instituto Passarinhar. A atividade inclui ainda oficina de sons e dicas de fotografia.
No dia 08/09 a exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira floresce no Conjunto Nacional, onde permanece até 21 de setembro (dia da árvore). A exposição é composta por elementos das árvores (frutos, sementes, madeiras), imagens e informações sobre algumas espécies ilustres do Brasil. Visitas guiadas e atividades voltadas a grupos, escolas e instituições serão promovidas no local.
No dia 12/09, o Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, abriga o Cultivar Ciclos, série de palestras inspiradoras sobre aspectos das relaçõesentre homem e natureza. No mesmo local será entregue o Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa, que tem como objetivo premiar trabalhos que se destacam em projetos de conservação ambiental.
A Expedição A Natureza é PANC, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 13/09, convida os paulistanos a conhecer a história das hortas comunitárias na cidade. Uma oficina de adereços naturais e mutirão na Horta do CCSP completam a atividade.Neide Rigo, do Come-se, é convidada especial nesta programação.
No dia 19/09, o Cultivar promove uma Expedição Fotográfica, Desenhos e Pinturas no Parque da Luz, coração da arborização urbana da cidade e primeiro jardim botânico de São Paulo. A atividade é uma introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. O resultado será exposto em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das Oficinas Verdes, nos dias 26 e 27/09.
No domingo, 20 de setembro, as atividades chegam ao Parque Buenos Aires. É a vez da contação de histórias e de desvendar um pouco a arborização daquele pedaço de verde.
Observação de árvores e aves, plantios, bombas de sementes e muita arte serão realizados no Horto Florestal e no Museu Otávio Vecchi nos dias 22, 23 e 24 de setembro. As atividades são voltadas a crianças de escolas públicas e instituições em geral.
O fim de semana de 26 e 27 de setembro concentra as atividades no Parque Água Branca: Oficinas Verdes para crianças e famílias, bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza. Nos mesmos dias acontece o Cine Natureza – exibição de filmes com temáticas ambientais e bate-papo – no Espaço Cultural Tatersal.
O já tradicional Picnicde troca de sementes e mudas das estações acontece no dia 27 de setembro, também no Parque Água Branca. Os encontros, que surgiram na primeira edição do Cultivar, hoje transformaram-se em uma Rede Nacional que tem por missão conservar a biodiversidade, promover a cultura ambiental e viabilizar a manutenção da segurança alimentar.No mesmo dia acontecem encontros da Rede de Troca – programa gerido pelo Instituto Árvores Vivas – simultâneos em outras cidades nos estados de São Paulo, Rio, Minas e Santa Catarina.
Para valorizar o cerrado brasileiro, o Festivaltambém realiza atividades com conteúdo folclórico em parques nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto. No Parque Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, será promovida a Expedição Folclórica Jequitibá-Rosa, envolvendo escolas da região, nos dias 01 e 02 de outubro. O parque abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-Rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública.
As atividades do Festival se encerram no dia 03 de outubro, com programação aberta ao público em geral no Parque Curupira, em Ribeirão Preto.
O 6º Festival Cultivar é uma realização do Instituto Árvores Vivas, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São ‘Paulo, com patrocínio da Rodonaves e produção executiva da Origem Produções. Todas as atividades são gratuitas.
Para participar das atividades oferecidas a escolas, grupos e instituições, é preciso se inscrever através do email [email protected] ou pelo site do Festival (festivalcultivar.com.br).
Acompanhe o Cultivar nas redes e fique de olho na programação:
Programação do Festival Cultivar 2015
05/09 (sábado)
Expedição Origens
Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon
Endereço: Av. Paulista 1578
Horário: das 14h às 17h (recepção às 14h)
Abrindo o Festival, esta expedição abordará, dentro da exuberância da Mata Atlântica no Parque Trianon, as referências naturais indígenas e as poesias da natureza. Uma caminhada entre as árvores, um convite a estabelecer contato com essa paisagem que explode em plena Avenida Paulista. A Expedição promove a reconexão dos participantes com a natureza original na cidade de São Paulo. Muitas árvores no Trianon têm mais de 300 anos de idade e revelam a riqueza da Mata do Caaguaçu, que ocupava a região. Especialistas em flora, fauna, hidrologia, ecologia e árvores promovem uma visão integram da paisagem e do espaço.
06/09 (domingo)
Observação de aves, sons da natureza e dicas de fotografia
Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon
Endereço: Av. Paulista (entrada em frente ao MASP), 200 m da estação de metrô Trianon Masp
Horário: das 8h às 11h
Um convite a conhecer e reconhecer as aves do nosso dia a dia. Observação contemplativa conduzida por Sandro Von Matter, do Instituto Passarinhar, incluindo sons e dicas de fotografia.
07/09 a 21/09
Exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira
Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista 2073
Horário: 07h às 22h (segunda a sábado) e 10h às 22h (domingo)
A exposição é composta por elementos das árvores (frutos, sementes, madeiras), imagens e informações sobre algumas espécies ilustres do Brasil. Visitas guiadas e atividades voltadas a grupos, escolas e instituições serão promovidas no local.
Aberto continuamente no horário de funcionamento do Conjunto Nacional
Monitoria das 10h às 20h – público geral
Escolas e Grupos – 14h às 16h – segunda à sexta
12/09 (sábado)
Cultivar Ciclos + Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa
Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista 2073
Horário: 8h às 12h
Palestras sobre relação homem x natureza e entrega do Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa.
Vagas limitadas
Inscrições on line no site do evento a partir de 25 de agosto
13/09 (domingo)
Expedição A Natureza é PANC
Centro Cultural São Paulo – Horta
Endereço: Rua Vergueiro 1000
Horário: 10h às 13h
A Expedição A Natureza é PANC, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 13/09, convida os paulistanos a conhecer a história das hortas comunitárias em São Paulo. Uma oficina de adereços naturais e um mutirão na Horta do CCSP completam a atividade.
19/09 (sábado)
Expedição Fotográfica, de desenho e pintura
Parque da Luz
Horário: 14h às 17h
Endereço: Praça da Luz s/n, Bom Retiro (ao lado da Pinacoteca do Estado)
Oficina de introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. O resultado será exposto em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das oficinas verdes 26 e 27/09.
20/09 (domingo)
Histórias das Árvores
Parque Buenos Aires
Horário: 10h às 13h
Endereço: Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500 – Santa Cecília
A atividade vai abordar a história da arborização do Parque e promover a contação de muitas outras histórias.
22 a 24/09
Criança e Natureza
Atendimento a escolas, instituições e grupos
Horto Florestal + Museu Otavio Vecchi
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Endereço: Rua do Horto 931
Atividades voltadas a crianças de escolas públicas, grupos e instituições em geral. Plantios, bombas de sementes, arte e muito mais.
Escolas e grupos devem agendar a participação por email [email protected] ou através do formulário no site do evento
26 e 27/09 (sábado e domingo)
Oficinas Verdes e Cine Natureza
Parque da Água Branca – Teatro Tatersal
Endereço: Av. Francisco Matarazzo 455
Oficinas
Horário: 9h às 16h30
Atividades para crianças e família, bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza.
Cine Natureza
Horário: 16h30 às 18h
Exibição de filmes com temáticas ambientais e bate-papo.
27/09 (domingo)
Picnic de Troca de Sementes e Mudas da Estação – Primavera
Parque da Água Branca
Horário: 11h às 15h
Endereço: Av. Francisco Matarazzo 455
O já tradicional picnicde troca de sementes e mudas da estação, que surgiu com a primeira edição do Cultivar, em 2010, acontece em todas as estações na cidade de São Paulo e já se expande em rede pelo Brasil. Acontecerá simultaneamente em outros estados.
01 e 02/10 (quinta e sexta)
Expedição Folclórica Jequitibá Rosa
Parque Vassununga – Santa Rita do Passa Quatro
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Endereço: Rodovia Anhanguera SP 330, km 245 – Santa Rita do Passa Quatro
Atividades com escolas da região. O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural outrora existentes na região, um relicário de fauna e flora. Abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública.
Escolas e grupos devem agendar a participação por email [email protected] ou através do formulário no site do evento
03/10 (sábado)
Cerrado de Ribeirão Preto
Parque Curupira – Ribeirão Preto
Horário: 9h às 11h e 16h às 18h
Endereço: Av. Costábile Romano 337, Ribeirão Preto
Atividades de valorização do Cerrado Brasileiro, abertas ao público em geral.
Sobre o Instituto Árvores Vivas
A missão do Árvores Vivas é reconectar pessoas à natureza. Sensibilizar crianças, famílias e comunidades em relação à natureza presente em praças, parques e caminhos do dia a dia, restabelecendo vínculos, maior qualidade de vida e saúde para toda sociedade. As ações promovidas pelo Instituto utilizam metodologia própria de estimulo multissensorial somadas a informações históricas, culturais e científicas de forma acessível e criativa. As principais atividades organizadas pela instituição consistem em vivências, oficinas, consultoria para identificação, mapeamento e roteiros de árvores e vegetação, consultoria paisagística, cursos de qualificação e formação. Os projetos podem ser aplicados em empresas, sítios, hotéis, escolas, associações, fundações, instituições públicas e privadas; em residência, condomínios, áreas urbanas ou rurais.
Sobre Juliana Gatti
Juliana Gatti é designer para a sustentabilidade pelo Gaia Education com especialização em paisagismo, botânica e ecologia. Fundadora do Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura Ambiental. Há nove anos trabalha com pesquisas sobre a relação entre pessoas e o meio ambiente. Inspira-se na diversidade natural como uma obra de arte infinita e viva. Desenvolve a metodologia multissensorial-integrativa-informativa aplicada nas ações do Instituto. Também é idealizadora da Rede de Troca Sementes e Mudas e anualmente faz a direção e curadoria do Festival Cultivar.
Sobre Sandro Von Matter
Fundador do Instituto Passarinhar, associação parceira na realização do Festival Cultivar. Sandro é especialista em ecologia de florestas tropicais, interações mutualísticas, pesquisa e conservação das aves, além ser um dos maiores entusiastas da popularização da observação de aves no país. Um pesquisador dedicado a aproximar as pessoas da ciência, conectando divulgação científica, ciência colaborativa e educação há mais de 15 anos. Atualmente tem focado seus esforços em encontrar formas inovadoras de restaurar e reconectar áreas verdes em ambientes urbanos. Consultor científico do Instituto Árvores Vivas, é também curador das ações do Festival Cultivar.
Serviço:
6º Festival Cultivar
Data: 05/09 a 03/10/2015
Locais:
– Cidade de São Paulo: Parque Mário Covas, Parque Trianon, Parque da Luz, Parque da Água Branca, Parque Buenos Aires, Livraria Cultura e Horto Florestal
– Cidade de Santa Rita do Passa Quatro: Parque Vassununga
– Cidade de Ribeirão Preto: Parque Curupira
(#Envolverde)